20.4 C
Vila Viçosa
Domingo, Junho 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Castelo de Alandroal e de Terena são agora geridos pelo Município de Alandroal

Alguns monumentos do Alentejo passaram hoje para a gestão das autarquias onde estão localizados. Uma transferência de competências do estado central para as autarquias que a tutela considera primordial para o desenvolvimento dos terrítórios.

Entre os Municípios que aceitaram esta transferência de competências está o Município de Alandroal que, na passada terça-feira, em Abrantes, assinou os autos de transferência de competências de gestão, valorização e conservação dos Castelos do Alandroal e Terena para a autarquia.

A crimónia contou com a presença das Ministras da Cultura, Graça Fonseca e da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, assim como do Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo.

João grilo, na sua página pessoal de facebook, adiantou a propósito desta transferência que “Ao passarmos a ter a posse destes dois monumentos aumentam muito as nossas responsabilidades (há questões de segurança difíceis de resolver no curto prazo que nos preocupam), mas também se abrem caminhos mais rápidos de intervenção.”

Segundo o autarca, a transferência não vem acompanhada de fundos, referindo “Se o Estado Central tivesse dinheiro para os recuperar, já o teria feito e eles não estavam décadas e décadas sem intervenção. Esperar que os outros resolvam os nossos problemas nunca levou a lado nenhum.”

O Presidente da Câmara Municipal de Alandroal sublinha ainda “Se queremos valorizar estes monumentos temos que ser nós a ter boas ideias, bons projetos, para conseguirmos os financiamentos que os ajudem a concretizar. É o que já demonstrámos com uma primeira fase no Alandroal, estamos a demonstrar com Juromenha e queremos replicar em Terena.”

Quanto ao trabalho que já está a ser desenvolvido por este Município relativamente a estes dois monumentos, o edil refere ” recebemos ontem os castelos mas já estamos a fazer o trabalho de casa há algum tempo. No Alandroal, estamos prestes a avançar com a obra da casa museu e o projeto de luminotecnia ” acrescentando “Para Terena, apresentaremos em breve um plano de intervenção para melhorar as condições de segurança e a experiência de visitação.”

João Grilo termina dizendo “Pela primeira vez, temos, efetivamente, três castelos e muita vontade de os valorizar!”

Populares