10.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ceia da Silva: “os PROVERES são oportunidades únicas para trabalhar os produtos endógenos” (c/som)

Facebook António Ceia da Silva

O Encontro Final de apresentação dos “Resultados das Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE” e reflexão sobre os “Desafios Futuros e Cenários Prospetivos” no período de programação 2030, decorreu hoje no Auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em Portalegre. 

Este evento contou com a presença de António Ceia da Silva, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Hugo Hilário e com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, para além dos representantes das entidades organizadoras. 

António Ceia da Silva, concedeu uma entrevista exclusiva à Rádio Campanário e partilhou detalhes importantes sobre o evento e os resultados apresentados.

Segundo Ceia da Silva, o encontro proporcionou “um momento único” no qual as entidades envolvidas tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos e o que foi desenvolvido no âmbito do PROVERE. Destacou a diversidade dos projetos, afirmando que “são projetos muito distintos, em que há parcerias, há uma rede”.

Ao comentar sobre as palestras dos acadêmicos presentes, Ceia da Silva ressaltou a importância da contribuição do professor João Ferrão, afirmando que ele é “uma personalidade conhecidíssima em Portugal” e uma “figura ímpar do desenvolvimento regional”.

A participação da Secretária do Desenvolvimento Regional também foi destacada por Ceia da Silva, que mencionou que ela fez “uma excelente intervenção”. 

Ceia da Silva enfatizou os resultados concretos alcançados pelos projetos PROVERE, mencionando exemplos específicos, “Coruche com a cortiça, com os Almodôvar, ou Mértola com os produtos endógenos, a questão da rota vicentina com aquilo que são os seus circuitos, aqui a cima com aquilo que são os roteiros da natureza”. Também mencionou o papel do PROVERE no desenvolvimento do Alqueva, afirmando que “tudo aquilo que foi feito no Alqueva foi feito no âmbito do PROVERE, nomeadamente as praias fluviais”.

Quanto às perspectivas futuras, o presidente Ceia da Silva anunciou que, ” vamos abrir um aviso em setembro para as novas estratégias, iremos obviamente aprovar aquilo que serão as novas estratégias do PROVERE para o próximo ciclo”.

Populares