31.5 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Julho 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Seca: valores de percentagem de água no solo aumentam consideravelmente no Alto Alentejo

De acordo com a informação disponibilizada no Boletim Climatológico de outubro, hoje divulgada pelo IPMA, verificou-se um aumento significativo dos valores de percentagem de água no solo em todo o território.

Segundo os dados agora conhecidos, neste mês, as regiões do Norte e Centro apresentam valores superiores a 80 % em grande parte dos locais, atingindose mesmo a capacidade na região do Minho e Douro Litoral e nalguns distritos do Centro.
Nas regiões do vale do Tejo e Alto Alentejo, também houve um aumento considerável, estando agora com valores entre os 40 % e 80 %. Nas regiões do Baixo Alentejo e Algarve, os valores são mais baixos com alguns locais ainda com valores inferiores a 20 %.

No final de outubro, verificou-se uma diminuição significativa da área e da intensidade da seca meteorológica em todo o território do continente. No entanto, ainda se encontram em seca meteorológica alguns locais do Alentejo e do Algarve. O Alto Alentejo está ja na classe normal enquanto Beja tem ainda alguns locais na classe de seca fraca.

Em termos de distribuição percentual por classes do índice PDSI no território continental, no final de outubro verificava-se: 1.5 % na classe chuva severa, 45.9 % na classe de chuva moderada, 9.0 % na classe de chuva fraca, 30.8 % na classe normal e 12.8 % na classe de seca fraca.


Populares