18.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Centro de Formação da GNR “fica” em Portalegre, onde se entoou o “JURO”, perante o Estandarte Nacional e Ministro Miguel Macedo (c/som e fotos)

O Centro de Formação de Portalegre da Guarda Nacional Republicana engalanou-se nesta quarta-feira, para a cerimónia de Juramento de Bandeira dos 177 soldados provisórios da GNR, alistados no curso de formação de guardas de 2014.

As cerimónias tiveram início pelas 10:45h, presididas pelo Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, com a presença das entidades oficiais militares e civis que marcaram presença na tribuna cerimonial.

 Os 177 alunos do curso de formação de guardas, 145 homens e 29 mulheres, integrados em duas companhias, constituídas por 12 pelotões, assumiram compromisso perante o Estandarte Nacional, entoando “JURO”, no ponto alto da cerimónia de juramento de bandeira.

A Rádio Campanário acompanhou a cerimónia, ouviu o Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, que asseverou “a continuação do Centro de Formação da GNR em funcionamento na cidade Portalegre e no mesmo espaço”, frisando que “não se perspetiva um novo espaço, porque significava termos que encontrar capacidade de financiamento que eu não estou a ver onde é que se possa encontrar nos tempos mais próximos”.

Miguel Macedo prevê ainda “não há condições para fazer um investimento dessa envergadura em Portalegre, nos próximos 3 ou 4 anos, o que não significa que não se façam nas atuais instalações e de forma pontual os melhoramentos que são exigidos para ter melhores condições”.

O Ministro termina dizendo que o país tem “muitas desgraças a que acorrer” e o dinheiro “não chega para tudo”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/ministro%20da%20administracao%20interna9abril14.mp3{/play}

À Radio Campanário a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, disse “estamos todos de parabéns, é um motivo de orgulho para este centro de formação que tem uma longa história na formação de praças da GNR, a maior parte do contingente da GNR foi formado aqui em Portalegre, 28 anos”.

Depois de muitas questões levantadas sobre a possibilidade do encerramento do Centro de Formação da GNR e perante a garantia do Ministro Miguel Macedo que encerra a celeuma, Adelaide Teixeira diz que “os números às vezes obrigam as pessoas a referir algumas situações”

{play}http://radiocampanario.com/sons/presidente%20portalegre9abril14.mp3{/play}

O atual Centro de Formação da GNR, anteriormente, Centro de Instrução de Praças e posteriormente Agrupamento de Instrução de Portalegre, está dependente da Escola da Guarda, com sede em Queluz. A formação de guardas em Portalegre iniciou-se em 1985, tendo já sido formados naquela escola mais de 14 mil soldados da GNR.

Populares