30.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Setembro 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

CIMAC apresenta mapa de redes e clusters presentes nos nove territórios participantes no projeto Chebec

Foto: Chebec

O mapa de clusters e redes no setor das indústrias culturais e criativas é uma ferramenta desenvolvida pela CIMAC (Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central) com dados fornecidos por todos os parceiros no âmbito do projeto Chebec.

Segundo nota da CIMAC, “a ideia era inquirir quais os clusters e redes presentes nas 9 regiões que participam no projeto – Alentejo Central (PT), Andaluzia (ES), Valencia (ES), Catalunha (ES), Provence-Alpes-Côte d’Azur (FR), Auvergne Rhône-Alpes (FR), Emilia Romagna (IT), Lazio (IT) e Bósnia & Herzegovina – em diversas áreas artísticas e culturais: artes performativas, património cultural, artes visuais, design e artes aplicadas, literatura e arquitetura.

O resultado deste trabalho de inquirição consiste em mais de 100 clusters/redes identificados nesses territórios, e a partir dessa informação a CIMAC preparou este mapa em que se pode ver a informação separada por região, mas também usar a opção de filtragem para selecionar apenas as entidades que operam numa determinada área ou subárea de atividade.

Esta ferramenta pode ser usada pelo sector cultural e criativo para encontrar oportunidades de parceria e saber quem contactar nestas regiões, mas também por decisores políticos, programadores e todos os tipos de profissionais do sector que a considerem útil. Para além da informação básica sobre cada cluster e rede, tentámos resumir alguns dos serviços e áreas de atividade de cada um, listámos os países/cidades/regiões em que estão representados e incluímos links para os seus websites para facilitar o contacto e saber mais sobre aquela entidade específica”.

Recorde-se que o projeto Chebec se integra na temática Social e Criativa, partilhando igualmente informação, conhecimento e ações com outros projetos da mesma área. Para além da CIMAC, o Chebec conta com parceiros de regiões de Espanha, França, Itália e Bósnia e Herzegovina.

O Chebec procura responder a um dos maiores desafios do sector cultural e criativo no Mediterrâneo: como apoiar o acesso das indústrias culturais e criativas (ICC) a novos mercados mantendo a sua identidade, com a finalidade de favorecer a atratividade deste setor para pessoas e organizações criativas. O Chebec experimentará um programa de apoio integrado para empresas, profissionais e outras organizações do sector, através do desenvolvimento de competências e contactos internacionais.

Populares