20.9 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Maio 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

CIMBAL integra projeto europeu de adaptação às alterações climáticas de 26M€!

 

 

 

A região do Baixo Alentejo, através da CIMBAL, é uma das regiões parceiras no projeto europeu RESIST – Regions for climate change resilience through Innovation, Science and Technology, que conta com a participação de 56 parceiros (de 15 países) e um investimento total de 26 milhões de euros (mais de 5,6 milhões de euros para Portugal).

O projeto RESIST promove projetos demonstradores no âmbito da missão dedicada à adaptação às alterações climáticas do programa Horizonte Europa da Comissão Europeia. Um dos demonstradores deste projeto será, assim, desenvolvido na Região do Baixo Alentejo, sob coordenação da CIMBAL.

O demonstrador a implementar na região foca-se na implementação de sistemas de aviso e alerta, tendo em conta os impactos e vulnerabilidades do território já identificadas no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do baixo Alentejo – PIAACBA.

 

O projeto RESIST teve a sua segunda reunião de consórcio que se realizou em Turku, na Finlândia, a 28 e 29 de junho de 2023. O primeiro dia foi dedicado à verificação do ponto de situação relativamente às atividades desenvolvidas nos primeiros seis meses de execução do projeto, à comunicação e ao trabalho desenvolvidos pelos demonstradores. Foi ainda realizada uma visita destinada a conhecer algumas das boas práticas implementadas em Turku, designadamente numa área residencial recém-construída em Pääskyvuori (sistema de drenagem de águas de base natural) e no ribeiro Kuninkoja (renaturalização).

 

No segundo dia realizou-se uma sessão interativa WORLD CAFÉ tendo em conta a avaliação das necessidades/requisitos, oportunidades de financiamento e apoio relacionadas com amissão da EU, entre outros. Neste dia foram ainda abordadas questões inerentes à gestão do projeto.

 

Tratou-se de uma reunião profícua para fomentar a forte colaboração entre todas as regiões e partes interessadas que estão no centro da metodologia do projeto RESIST, que prevê a implementação de estruturas adequadas de aprendizagem mútua, troca de experiências e transferência de know-how.

 

Populares