18.7 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Setembro 10, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Coletivo de artistas-alunos em exposição na UÉ

Foi inaugurada, na passada sexta-feira, dia 23 de abril, a exposição Livro-Experiência.pages of freedom. Esta iniciativa comemorativa do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é composta por 34 obras realizadas por alunos da Escola de Artes a partir de diversos exemplares da Collier’s Encyclopedia.

Conforme nota avançada na página oficial da Universidade de Évora, fruto de uma parceria entre a Biblioteca Geral da Universidade de Évora (BGUÉ) e o Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes, esta exposição está patente no corredor de acesso à Sala das Bellas Artes da Biblioteca Geral, no Colégio Espírito Santo, e na Biblioteca Jorge Araújo da Escola de Artes, no Colégio dos Leões.

Tendo por base uma coletânea antiga de Enciclopédias que já constava no acervo da BGUÉ cada aluno desenvolveu, a partir de um ou mais volumes da Enciclopédia, uma nova visão plástico-criativa e autoral, que questiona não só o papel do livro físico como a importância dos Direitos de Autor, num mundo marcado pelo consumo digital e cada vez mais imediato. 

As obras pertencem a alunos do 1º, 2º, 3, e 5º Ano da Licenciatura de Artes Plásticas e Multimédia, e do Mestrado em Práticas Artística em Artes Visuais e o seu desenvolvimento foi acompanhado pelos Professores André Sier, Filipe Rocha da Silva, Pedro Portugal e Rodrigo Oliveira, da unidade curricular (UC) Projeto de Artes Plásticas e Multimédia, pelas Professoras Manuela Cristóvão e Paula Soares, das UC’s Tecnologias e Materiais Artísticos e Processos Criativos e novos Paradigmas e pelo Professor Vítor Gomes, da UC Laboratório de Artes Visuais, do Mestrado de Práticas Artísticas em Artes Visuais.

Este coletivo de artistas-alunos criou, por meio de diferentes expressões artísticas, desde a pintura, escultura e instalação, com recurso aos audiovisuais e à multimédia, uma série de peças que homenageiam o Livro enquanto objeto e fonte de conhecimento.

Foto: Universidade de Évora 

Populares