Começou hoje a Semana da Interculturalidade no Distrito de Portalegre, que decorreu no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).
A sessão contou com a presença do Vice-Presidente do IPP, Fernando Rebola, do 1.º Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Carlos Nogueiro, e de Joaquina Madeira, Vice-Presidente da EAPN Portugal.
Esteviram ainda presentes o Deputado da Assembleia da República eleito pelo círculo eleitoral de Portalegre, Eduardo Alves e, em representação do Coração Delta/CLDS 4G – Campo Maior Vila Solidária da Europa, entidade parceira da iniciativa, estiveram Maria Manuel Valentim e Alexandra Guerra .
Esta celebração vai decorrer até dia 10 de abril e prevê a realização de 260 ações em todo o país, sendo que o concelho de Campo Maior vai receber no próximo dia 7 uma série de atividades preparadas no sentido de celebrar a diversidade cultural, organizadas pelo Coração Delta/CLDS 4G – Campo Maior Vila Solidária da Europa com o apoio do Município de Campo Maior e do Agrupamento de Escolas.
A Semana da Interculturalidade é promovida a nível nacional pela EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza) e no nosso distrito pelo Núcleo Distrital da mesma rede, com o objetivo de sensibilizar todos os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural que tenha presente os valores da solidariedade, da igualdade, do respeito pela diferença e pela diversidade, de forma a garantir uma cidadania mais inclusiva e mais igualitária.
Informação e Foto – Município de Campo Maior
No final da sessão decorreu uma conferência de homenagem ao Ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, intitulada “O Direito à Educação”, por Ana Bettencourt, consultora e assessora do antigo governante.