11.5 C
Vila Viçosa
Sábado, Junho 15, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Comemorações do 25 de Abril voltam à Praça de Giraldo com Camané, Mário Laginha e Cantares de Évora

As Comemorações do 25 de Abril voltam à Praça de Giraldo com concerto de Camané e participação de Mário Laginha e Cantares de Évora  

Após dois anos de comemoração online e na Rádio, a liberdade deixa de estar confinada e volta ao seu lugar de sempre: as praças e as ruas voltam a receber, em 2022, as celebrações da Revolução dos Cravos. Em Évora, a Praça de Giraldo (PG) volta a ser palco das festividades, com o concerto de Camané com a participação de Mário Laginha e do Grupo de Cantares de Évora a merecer honras de destaque, na noite de 24 para 25 de abril.

Horas Vazias é o álbum que marca o regresso de uma das vozes de referência masculinas no campo do Fado, que regressa com um trabalho a solo após o já longínquo Infinito Presente, editado em 2015. Hora Vazias traz-nos 16 novos temas entre clássicos, inéditos e fados tradicionais, onde dá voz às palavras de autores como Amália Rodrigues, Amélia Muge, Maria do Rosário Pedreira, Teresa Muge, David Mourão-Ferreira, Fernando Pessoa, João Monge, Jorge Palma, Júlio Dinis, Pedro Abrunhosa, Sérgio Godinho ou Vitorino Salomé.

Pelo meio, em 2019, o fadista juntou-se ao pianista e compositor Mário Laginha e, juntos, trouxeram à luz do dia o álbum Aqui está-se Sossegado que, certamente, poderemos revisitar no espetáculo agendado para Évora. Camané será ainda acompanhado por José Manuel Neto, na guitarra portuguesa, Carlos Manuel Proença, na viola, e Paulo Paz, no contrabaixo.

Após o concerto, pela meia-noite, segue-se o aguardado espetáculo de fogo-de-artifício, com as celebrações a prosseguirem na SOIR – Sociedade Joaquim António de Aguiar, com o “Café Abril”. A manhã de dia 25 é preenchida com a “Manhã Desportiva”, na PG, estando programada para as 10h30, nos Paços do Concelho (Praça de Sertório), a cerimónia do hastear da bandeira portuguesa, com atuação, seguida de arruada, pela Banda Filarmónica LIBERALITAS JULIA.

Ainda no dia 25 de abril merecem destaque as inaugurações do Centro de Convívio de São Miguel de Machede e, também, do antigo Lavadouro público da Graça do Divor, propriedade da Câmara Municipal de Évora, agora convertido num edifício de caraterísticas multifuncionais, vocacionado para eventos culturais de pequena dimensão.

O 48.º aniversário da Revolução de Abril é celebrado com um amplo programa de iniciativas culturais, sociais e desportivas levadas a cabo pela autarquia, o qual pode ser consultado na íntegra em www.cm-evora.pt.

Fonte: Nota de Imprensa

Populares