15.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Comemorações dos 356 anos da Batalha das Linhas de Elvas marcadas por um apelo do presidente da CM Elvas, “todos são importantes” (c/som e fotos)

Os 356 anos da Batalha das Linhas de Elvas, uma das mais importantes da Guerra da Restauração, foram comemorados esta quarta-feira com uma cerimónia militar e homenagem aos mortos em combate.

O programa comemorativo, organizado pela Câmara Municipal de Elvas, teve início no dia anterior com um concerto de Teresa Salgueiro, intitulado “A Fortaleza” e prolonga-se até ao final deste mês com várias atividades culturais e desportivas.

Apontada como uma das mais importantes da Guerra da restauração, a Batalha das Linhas de Elvas ocorreu a 14 de janeiro de 1659, nos arredores da cidade raiana de Elvas.

Por ser o dia 14 de janeiro, feriado municipal, o dia em que ocorreu a batalha, decorreu durante a manhã uma cerimónia militar, uma homenagem aos mortos em combate, junto ao padrão comemorativo da batalha e romagem ao túmulo do general André de Albuquerque Riba-Fria.

A Rádio Campanário acompanhou as cerimónias e falou com o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha.

O autarca refere que as comemorações deste ano ficam marcadas por “um apelo dizendo a todos que todos são importantes e que Elvas à semelhança daquilo que aconteceu há mais de 350 anos atrás, se juntem todos por um objetivo que é comum, que é o seu desenvolvimento, é passar por cima de todas estas dificuldades e só se consegue fazer isso se todos estiverem unidos, é esse no fundo o marco que hoje se quis assinalar”.

Nuno Mocinha diz ainda, que é o “recordar todos aqueles que nessa data deram a sua vida para defenderem aquilo que era a sua pátria, a sua cidade, no fundo a sua casa e isso deve ser sempre recordado”.

A finalizar Nuno Mocinha diz que pretende “entusiasmar todos num objetivo comum que é o bem estar das populações”.

Populares