4.3 C
Vila Viçosa
Domingo, Março 3, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Comendador Rui Nabeiro, o homem levou o Alentejo ao Mundo e pôs Campo Maior ‘no mapa’!

Manuel Rui Azinhais Nabeiro, nasceu em Campo Maior,  a 28 de março de 1931. Rui Nabeiro foi um dos maiores empresários portugueses, era exemplo de cidadania e humildade e a marca Delta Café vai estar sempre associada ao seu nome.

Em 1982 fundou a Novadelta e dois anos mais tarde, em 1984, criou a maior fábrica de torrefação da Península Ibérica da época. Socialista, foi Presidente da Câmara de Campo Maior entre 1977 e 1986. O Grupo Nabeiro – Delta Cafés nasceu em 1988 e conta com mais de duas dezenas de empresas.O Comendador Rui Nabeiro foi uma referência a nível nacional pela sua humildade, solidariedade e pela força de viver. Foi agraciado com prémios, onde lhe são sempre reconhecidos valores como a família, o amor e respeito pelo próximo, a solidariedasde, a amizade, entre outros.
Como reconhecimento de mérito empresarial, a 9 de junho de 1995 foi-lhe atribuido, pelo antigo Presidente da República Mário Soares, o grau de Comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial – Classe Industrial, e a 5 de janeiro de 2006 foi novamente destinguido, mas como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. 

Gostaria de ter sido verdadeiramente criança mas a vida não lho permitiu. Com uma vída difícil, com origem numa familia humilde,  ficou sem pai muito cedo, aos 17 anos, e mais tarde, na sequência da morte do seu progenitor, viu partir a irmã, que tinha apenas 39 anos de idade. Momentos que o marcaram ao longo da sua vida, difíceis, mas que nunca o desviaram da importância da família na sua vida.

Rui Nabeiro, de sorriso fácil nos lábios, gostava de viver e dizia “é necessário a vida. Quem tem amor à vida, tem tudo. E é por isso que a minha saudade é saúde e a construção de uma família que tenho o gosto de ter, filhos, netos bisnetos… Não há dúvida nenhuma, que a minha saudade é a saudade de qualquer pessoa”. Gostava de chegar aos 100 anos mas a sua saúde não lho permitiu.

Era grato pelo seu percurso e por isso realçava “Cresci no café e fiz-me homem”, é uma frase bastante conhecida e que está exposta nas paredes do Centro de Ciência do Café, em Campo Maior.

O empresário, presidente e fundador do Grupo Nabeiro — Delta Cafés, morreu hoje, vítima de doença no Hospital da Luz, em Lisboa, onde se encontrava internado devido a problemas respiratórios, aos 91 anos. Gostava de viver até aos 100 anos mas a vida não lho permitiu. Morreu a poucos dias de completar mais um aniversário.

Morreu no dia do Pai. Homem de fortes ligações à família, o seu sucesso enquanto empresário nunca lhe toldou os valores nem a sua humildade.

Amigo de todos e homem de proximidade com todos, o Comendador Rui Nabeiro deixa hoje o País envolto em tristeza pela sua partida mas com uma certeza: jamais será esquecido.

Leia a notícia completa em Noticias ao Minuto

 

Populares