8.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Fevereiro 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Conheça os próximos passos decisivos na candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial.

A candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial pela UNESCO, está agora numa fase crucial. O processo foi oficialmente entregue a 15 de janeiro, à Comissão Nacional da UNESCO em Lisboa. Este passo inicia uma série de procedimentos detalhados que definirão o futuro da candidatura.

Segundo o cronograma estabelecido, a próxima etapa é uma reunião do Grupo de Trabalho do Património Mundial, prevista até 15 de fevereiro de 2024, para avaliar o dossiê da candidatura. O parecer resultante será enviado à Câmara Municipal de Vila Viçosa e à Fundação da Casa de Bragança.

Até 10 de abril, será necessária a entrega de uma versão revista e completa do dossiê à Comissão Nacional da UNESCO. Posteriormente, até 1 de maio, haverá outra reunião do Grupo de Trabalho para análise desta nova versão e envio de um segundo parecer.

O processo segue com a apresentação da candidatura ao Conselho Consultivo da Comissão Nacional da UNESCO durante a reunião do primeiro semestre, até 31 de maio, e a subsequente entrega do parecer aos promotores.

Um passo crucial ocorrerá até 25 de setembro, com o envio do dossiê de candidatura ao Centro do Património Mundial da UNESCO para análise preliminar. Entre 15 e 30 de novembro, a candidatura será novamente apresentada ao Conselho Consultivo da CNU, seguida da entrega da versão final e completa do dossiê até 10 de dezembro.

A fase final do processo em 2024 inclui uma reunião, entre 10 e 31 de dezembro, para avaliação do dossiê final e a decisão sobre a sua submissão à Lista do Património Mundial. Após a homologação do parecer positivo pelo membro do Governo responsável pela área dos negócios estrangeiros, entre 1 e 15 de janeiro de 2025, a candidatura será finalmente enviada até 16 de janeiro de 2026 à Missão Permanente junto da UNESCO, marcando a última etapa deste importante processo.

Foto: CMVV

Populares