8.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Consórcio Horizonte Europa procura local para implantar projeto no Alentejo.

O projeto CisWEFE-NEX, encabeçado pelo Consórcio Horizonte Europa, encontra-se numa fase crucial, e procura terreno adequado na região do Alentejo. Este projeto inovador, junta 27 parceiros, incluindo a CCDR Alentejo e as Câmaras Municipais de Tavira e Olhão, tem como objetivo principal desenvolver uma solução integrada para os desafios associados à alimentação, água e nutrientes, focando-se particularmente nas áreas afetadas pela escassez de água no Sul da Europa.

A escolha do Alentejo como local para a implementação do CisWEFE-NEX não é fortuita, dado que esta região apresenta as condições ideais para testar e demonstrar as tecnologias e práticas sustentáveis promovidas pelo projeto. Entre estas, destacam-se as energias renováveis como as Agri-Fotovoltaicas e o Processamento Catalítico em Condições Ambientais (PCCE), além de técnicas inovadoras como a compressão mecânica de vapor a vácuo, a cavitação controlada, e soluções baseadas na natureza, incluindo as salinas solares, agricultura regenerativa, aquicultura multitrófica integrada e a digestão anaeróbia microbiana avançada. Estas tecnologias e práticas visam transformar os desafios ambientais da região em oportunidades sustentáveis.

Reconhecido como um dos projetos mais inspiradores financiados pelo programa HORIZON Europe, o CisWEFE-NEX é uma colaboração internacional que inclui mais de 26 entidades. A seleção de um terreno específico no Alentejo para a implementação do projeto é um passo decisivo, e os responsáveis estão ativamente à procura de espaços que cumpram os requisitos necessários. Entidades ou grupos interessados em acolher o projeto no Alentejo devem contactar a Associação In-Loco.

.

Populares