10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Junho 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Costa e Lula voaram no primeiro EMBRAER KC-399, avião com componentes feitos em Évora

Kiosque da Aviação

O primeiro ministro António Costa e o presidente do Brasil, Lula da Silva voaram no primeiro Embraer KC-390 da Força Aérea Portuguesa, cujas peças para a sua construção foram fabricadas pela Aernnova Evora.

Segundo o Kiosque da Aviação, a aeronave realizou o voo entre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto e Aeródromo de Alverca, onde o líder brasileiro foi às OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, controlada pela Embraer.

De recordar que a Força Aérea Portuguesa apresentou no dia 19 de outubro a primeira aeronave KC-390.

O KC-390 foi comprado por Portugal à empresa brasileira Embraer e que conta com componentes produzidos em Portugal, mais concretamente no Alentejo, na Aernnova Evora, uma das unidades da Embraer no nosso país.

Portugal adquiriu cinco aeronaves KC-390 Millennium e um simulador, em 2019, e a primeira tripulação portuguesa concluiu com sucesso o curso de qualificação em novembro de 2021, e visa substituir os Hérculos C-130 e deverá receber um por cada ano até fevereiro de 2027, no âmbito dos contratos.

Até março de 2024, será feita no país “a integração dos equipamentos NATO e certificados pela Autoridade Aeronáutica Nacional”, segundo informação divulgada pelo ramo, como pode ler-se na notícia publicada pelo Kiosque da Aviação

Os aparelhos contam com componentes feitos em Portugal, nomeadamente nas unidades da Embraer no país – as duas fábricas em Évora e a OGMA, em Alverca, e o negócio inclui ainda a aquisição de um simulador de voo e a manutenção das aeronaves nos primeiros 12 anos de vida.

O KC-390 é uma aeronave adaptada ao transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais.

 

Fonte: Kiosque da Aviação

 

Populares