No período de 24 de março a 6 de abril, segundo dados revelados pela Direção Geral de Saúde, na região Alentejo, há 5 concelhos que estão apresxentar maior preocupação por estarem acima do limiar de risco determinado pelo governo, ou seja, 120 novos casos por 100 mil habitantes, o limite de incidência da covid-19 estabelecido a aplicar a nível nacional.
Neste período, o concelho de Alandroal apresenta uma incidência de 581 casos por 100 mil habitantes, sendo a nível nacional, juntamente com Nordeste nos Açores, o concelho que maior preocupação tem lebantado, de acordo com os dados do boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Ao Alandroal seguem-se os concelhos de Moura, com 459 casos, Barrancos 428 e Odemira com 340.
O concelho de Beja, está no limiar de risco, apresentado uma incidência cumulativa de 173 novos casos por 100 mil habitantes.
Mas nem tudo são más notícias. Há 16 concelhos com incidência cumulativa a zeros e que são: Alvito, Arronches, Avis, Castelo de Vide, Crato, Cuba, Ferreira do Alentejo, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Mora, Ourique, Vendas Novas, Vidigueira e Vila Viçosa.
Os restantes concelhos do Alentejo estão em risco moderado.
De referir que a incidência Cumulativa a 14 dias de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada, por concelho, a 31 de dezembro de 2019, pelo Instituto Nacional de Estatística, IP. Habitualmente é expressa em número de casos por 100 000 habitantes.
Recorde-se que a terceira fase de desconfinamento está prevista arrancar a 19 de abril.