36.5 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Julho 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Covid-19: Farmacêuticos começam a ser vacinados já na próxima segunda-feira

Foto: Sapo.pt

Os farmacêuticos vão começar a ser vacinados contra a Covid-19 a partir de segunda-feira, dia 08 de março, no âmbito das prioridades estabelecidas para esta primeira fase do plano de vacinação.

Segundo anunciou hoje a Ordem dos Farmacêuticos (OF), cerca de oito mil farmacêuticos registaram-se para receber a vacina já na próxima semana, após chamada das autoridades e unidades de saúde locais.

A informação foi avançada à OF pela ‘task-force’ responsável pela coordenação e implementação do Plano de Vacinação, que solicitou a colaboração da Ordem na identificação dos membros que pretendem integrar a primeira fase da campanha.

“O esforço de vacinar todos os profissionais de saúde, antes de criar qualquer nova prioridade, é absolutamente fundamental. Os critérios estão definidos e têm de ser seguidos, de acordo com os objetivos por cada fase de vacinação: salvar vidas, garantir a resiliência do sistema de saúde, e libertar a economia. Exatamente por esta ordem”, defende a Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins.

A OF recorda que durante a pandemia de covid-19 os farmacêuticos têm assegurado sempre o acesso dos portugueses aos medicamentos, aos meios complementares de diagnóstico e a cuidados de saúde diferenciados, prestados em ambiente hospitalar ou em ambulatório, junto das comunidades que servem.

Populares