O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE , em atualização da informação relativa à existência de casos de infeção por covid-19 entre profissionais de saúde da ULSBA, na sua última atualização, realizada hoje às 14h30 , informou que já foram efetuados um total de 1100 testes a profissionais de saúde desta unidade.
Dos 1100 testes realizados, 36 deram positivo. Trata-se de 16 enfermeiros, 9 médicos, 7 assistentes operacionais, 2 assistentes técnicos e 2 técnicos superior de diagnóstico e terapêutica, estando em isolamento no domicílio e apresentando apenas sintomas ligeiros.
Em Vigilância Ativa com Isolamento Profilático de 14 dias estão 50 pessoas.
O conselho de administração da Unidade de saúde adianta ainda que, foram reforçadas as medidas de segurança e higiene, assim como o rastreio mais alargado aos profissionais do Hospital, estando já concluída a realização de testes a todos os funcionários do Hospital José Joaquim Fernandes.
Como medida adicional, concluiu-se já uma desinfeção suplementar do Bloco Operatório, por empresa especializada, através de vaporização de peróxido de hidrogénio e radiação UV.
Ao abrigo do plano de contingência da ULSBA, a situação está a ser monitorizada e avaliada pela Unidade de Saúde Pública, pelo Serviço de Saúde Ocupacional e pelo Grupo de Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos.
O hospital salienta ainda que a atividade cirúrgica de urgência se mantém em funcionamento e que estão a decorrer, com normalidade, as consultas de especialidade e outros atos médicos e de enfermagem e exames, devendo os utentes dirigir-se ao Hospital de Beja com toda a confiança, mas respeitando e cumprindo as indicações dadas (distanciamento físico, higienização das mãos, cumprimento da hora da consulta ou exame) e, muito importante, o uso obrigatório de máscara à entrada dos edifícios.