20.4 C
Vila Viçosa
Domingo, Maio 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Covid 19 – Teste negativo pedido aos trabalhadores é ilegal diz Ministério de Trabalho

O Ministério do Trabalho já veio esclarecr que a exigência de um teste negativo para regressar ao trabalho é uma prática ilegal. Se tal for pedido ao trabalhador  tendo este ser obrigado a pagar um teste, deverá solicitar a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho

Nos últimos dias, as estruturas sindicais,têm denunciado que há empresas que estão a exigir a realização de um teste à covid-19 aos trabalhadores que testaram positivo e já podem começar a trabalhar. Por isso, os trabalhadores que não apresentam um teste negativo não podem regressar aos seus locais de trabalho e, segundo o Jornal de Notícias, há ainda empresas que pedem silêncio aos trabalhadores infetados para evitar testar os restantes colaboradores e correr o risco de suspender atividade.

Segundo o Expresso, a Direção-Geral de Saúde (DGS) esclarece que a pessoa que testou positivo à covid-19 tem alta ao fim de 10 dias, caso não tenha mais sintomas,  não sendo necessário um segundo teste. “Se, no final dos primeiros 10 dias, se mantiverem sintomas, são necessários mais 10 dias de isolamento. No final desses 20 dias, a DGS considera que não é necessário novo teste.”

 

 
 

Populares