17 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Crato: “O povo alentejano contribuiu muito tanto para a democracia como para o desenvolvimento do país”, diz Ministra Ana Catarina Mendes (c/som)

A Ministra Ana Catarina Mendes, marcou presença hoje na inauguração da 37ª edição do Festival do Crato. 

Em entrevista com a RC, a Ministra Ana Catarina Mendes expressou um “misto de emoções” ao estar presente nesta inauguração. Destacou a importância de saudar “a coragem, a bravura e a luta que o povo alentejano sempre fez para o desenvolvimento do país” e ressaltou o papel fundamental que a região desempenhou na consolidação da democracia e no desenvolvimento nacional. A Ministra enfatizou a importância de unir gerações, onde os mais jovens podem aprender com os mais velhos e vice-versa, contribuindo para a coesão social e territorial do país.

“Este é um momento de nós fazermos um encontro de gerações, os mais novos aprenderem com os mais velhos, os mais velhos beberem dos mais novos, mas continuarmos um conjunto de tradições, tudo isso contribui para a maior coesão do tecido social, para a maior coesão do território e sobretudo para o desenvolvimento do nosso território,” afirmou a Ministra.

Também ressaltou a relevância do Festival do Crato para atrair a atenção das gerações mais jovens para as riquezas do interior do país. “Sobretudo porque nestas regiões há também muitas oportunidades,” enfatizou. Referiu-se aos dados dos últimos anos, que demonstram um movimento de cerca de 7 mil jovens que deixaram as grandes cidades e o estrangeiro para se estabelecerem no interior. Através de programas de incentivo do governo, como o “Regressar” e o “Ativar”, estes jovens encontraram uma qualidade de vida diferente e novas oportunidades de trabalho, contribuindo para revitalizar as regiões menos populosas.

“A mensagem que o governo quer dar é que continua a contar com o Alentejo para o desenvolvimento do país”, afirmou a Ministra, reforçando a importância de investir nas regiões interiores. 

Populares