Capoulas Santos mostra-se inconformado com as instâncias europeias perante o cenário de crise que atravessa o sector leiteiro, particularmente em Portugal. O eurodeputado socialista interpelou esta semana por escrito a Comissão Europeia (CE) sobre que ações esta pretende empreender neste contexto afirmando que os decisores políticos “não podem permanecer indiferentes”, pode ler-se.
No texto enviado à CE, Capoulas Santos defende uma adequada regulação do mercado do leite para que seja possível “garantir preços à produção minimamente remuneradores”, admitindo ser necessário prever derrogações à lei da concorrência, de forma a ter em conta a especificidade da atividade agrícola, tal como reconhecida nos termos da legislação comunitária.
Os produtores de leite têm vindo a sofrer o esmagamento das suas margens de lucro, tendo em conta o “efeito conjugado da baixa dos preços pagos à produção e do aumento do custo das matérias primas para a alimentação dos animais, que tudo indica irá continuar (…)”, refere o eurodeputado, sendo os produtores portugueses particularmente afetados.
Segundo Capoulas Santos, “o preço pago aos produtores mal cobre os custos com a alimentação animal”, estimando que cerca de 80% das receitas por exploração correspondem ao custo com a alimentação animal. ” Muitos produtores estão desesperados, como tive oportunidade de confirmar pessoalmente há poucos dias no meu país. A não serem urgentemente adotadas medidas, muitas explorações fecharão as portas a muito curto prazo.”