30.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cuidado… Fisco deixa alerta contribuintes para e-mails fraudulentos!

A Autoridade Tributária alertou hoje os contribuintes para terem cuidado com os e-mails fraudulentos.

Numa nota divulgada nas suas redes sociais, a AT recomenda que os contribuintes verifiquem sempre o endereço do remetente.

Cuidado com os e-mails fraudulentos, verifique sempre o endereço do remetente alertando que a AT envia sempre do domínio @‌at.gov.pt.

Por vezes, são enviadas ao contribuinte mensagens fraudulentas em nome da AT com o objetivo de o convencer a descarregar software malicioso. Podem tratar-se de mensagens de correio eletrónico (phishing) ou SMS (smishing).

Noutras situações, são reproduzidas janelas de autenticação falsas, geradas por software malicioso que foi instalado nos computadores dos utilizadores. Estas janelas são falsas e devem ser ignoradas, pois têm o objetivo de convencer o destinatário a fornecer dados para autenticação no portal ou outro tipo de dados pessoais.

Em caso algum deverá ser fornecida essa informação. Recomenda-se ainda que: • Verifique se tem instalado um antivírus atualizado e efetue uma pesquisa no seu computador ou no seu telemóvel;

• Suspeite de links e ficheiros enviados por mensagens eletrónicas ou SMS;

• Confirme junto da fonte sempre que, através de mensagens eletrónicas de SMS ou de sites da Internet, seja pedida qualquer ação ou interação;

• Em caso de dúvida, não responda às mensagens, não clique em links, nem descarregue ou abra ficheiros;

• Não forneça ou divulgue as suas credenciais para acesso ao Portal das Finanças;

• Apague as mensagens de origem desconhecida ou de conteúdo duvidoso.

 

Fonte: Autoridade Tributária 

Populares