32 C
Vila Viçosa
Domingo, Julho 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

DARK SKY® ALQUEVA acaba de conquistar mais dois prémios Internacionais

Em nota enviada à nossa redação, o Dark Sky® Alqueva acaba de informar que, a dois dias do fim de 2020, o Dark Sky®  Alqueva acaba de conquistar mais dois prémios internacionais atribuídos pelos  International Travel Awards.

De acordo com a informação disponibilizada, o Dark Sky® Alqueva recebeu o troféu de Europe’s Best  Emerging Destination 2020, enquanto que o seu Observatório Oficial Dark Sky® Alqueva,  localizado na Aldeia da Cumeada, em Reguengos de Monsaraz, recebeu o troféu de  Europe’s Best Emerging Attraction 2020.

São mais dois reconhecimentos que  contribuem para fortalecer o Dark Sky® Alqueva, o seu território inserido no Alentejo, a sua  Rede de Parceiros Oficiais e a Rede Dark Sky® Portugal. O ano de 2020 reforçou a  importância dos destinos rurais e de natureza, cuja base de trabalho assenta na  sustentabilidade mas também na diferenciação e inovação.  

O Dark Sky® Alqueva adianta ainda que, “é sem dúvida, uma grande honra podermos contar com mais estas duas distinções, as  quais nos dão forças para continuar a apostar num projecto que nasceu em 2007 e que  teve de ultrapassar muitos obstáculos. O ano de 2020 foi sem dúvida um marco no  reconhecimento do trabalho de médio e longo prazo, muitas vezes invisível, mas sem  dúvida fundamental para a implementação do Dark Sky® Alqueva. “

Na mesma nota é reforçado “numa altura em que os destinos mais sustentáveis estão a ganhar o seu espaço é  fundamental apostar no posicionamento de Portugal como um destino internacional líder  no Astroturismo pois, neste momento, já envolve cerca de 13.000,00 km2 certificados  como Starlight Tourism Destination.”A Rede Dark Sky® Portugal conta assim com o Dark Sky® Alqueva, o primeiro Starlight  Tourism Destination do mundo e o primeiro transfronteiriço, com o Dark Sky® Aldeias do  Xisto e com o Dark Sky® Vale do Tua.”  

O Dark Sky® Alqueva é o primeiro destino de astroturismo português cuja criação remonta  a 2007.

Em 2011, o Dark Sky® Alqueva tornou-se o primeiro Starlight Tourism Destination do  mundo e em 2018 o primeiro transfronteiriço. Integra 10 concelhos Portugueses, Alandroal,  Barrancos, Évora, Mértola, Moura, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz e  Serpa, e 13 municípios Espanhóis, disseminados por 9.700,00 km2 em torno do Lago  Alqueva.  

A Rota Dark Sky® oferece diversas actividades de observação astronómica a olho nu ou  com telescópios, que podem ser realizadas no Observatório Oficial Dark Sky®, na  Cumeada, ou em qualquer zona do território certificado sempre guiadas por um Guia Dark  Sky®.

Desde o final do ano passado que o Dark Sky® Alqueva tem vindo a introduzir melhorias, a  diversificar a oferta de actividades e a aumentar a rede de parceiros locais, os quais  estarão brevemente visíveis no website.  

 

Populares