15.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

De portas abertas para o mundo: Foi inaugurada a primeira coleção farmacêutica visitável de Vila Viçosa (c/ som e fotos)

Fotos: Rádio Campanário

A tarde de ontem foi mais movimentada que o habitual, sobretudo junto ao número 19, da Rua Dr. António José de Almeida, em Vila Viçosa. Num ambiente pautado por entusiasmo e curiosidade, foram mais de meia centena as pessoas que compareceram na inauguração da Farmácia Monte, a primeira coleção farmacêutica visitável do país. 

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, este espaço único no país pretende “honrar a memória dos fundadores, as emoções de todos aqueles que por esta farmácia passaram”, mas também divulgar o “património riquíssimo” de um espaço que, a partir de agora, está de portas abertas aos visitantes.

Para Inácio Esperança, a Farmácia Monte “teve um papel muito importante” na região interior do país, uma vez que era no laboratório que este estabelecimento tinha que eram produzidos os medicamentos que, posteriormente, eram distribuídos e que ajudaram a salvar vidas. “Ele tinha uma ligação, por exemplo, aqui com o Hospital e não eram raras as vezes que do Hospital vinham aqui buscar anestésicos e outros produtos durante as cirurgias para tratar os doentes“, avançou o edil calipolense.

Esperança destacou ainda o papel fundamental que a Farmácia Monte teve no combate à Pneumónica, “através da criação de medicamentos para ajudar a lutar” contra a gripe espanhola. 

Para atrair visitantes a este novo Museu, a Câmara Municipal de Vila Viçosa, além dos seus meios próprios, vai articular com o Museu Nacional da Farmácia e com a Associação Nacional de Farmácias, bem como com o Turismo de Portugal e a Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

A Farmácia Monte completou ontem também o seu 110.º aniversário e não faltaram caras conhecidas da política local, desde logo o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, um dos impulsionadores deste projeto. Nesta iniciativa estiveram também o João Cavaleiro, Vogal da Comissão Executiva da Entidade Regime de Turismo do Alentejo/Ribatejo e João Neto, presidente da Associação Portuguesa de Museologia e diretor do Museu Nacional da Farmácia.

{gallery}01_08_2022_farmaciamonte{/gallery}

Populares