20.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Junho 15, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Desde Veados, Gamos a javalis …Há uma verdadeira Savana no Alentejo!

 

Com um trabalho de referência  na área da sustentabilidade, a Herdade do Sobroso é um verdadeiro oásis para quem admira a natureza, a paisagem Alentejana e oss animais.

Sofia Ginestal Machado e Filipe Teixeira Pinto recuperaram esta propriedade na Vidigueira, preservando o habitat de centenas de animais.

Este trabalho notável deu lugar a uma verdadeira Savana em pleno Alentejo.

Em 1519 o rei D. Manuel I atribuia o título de conde da Vidigueira a Vasco da Gama. Será no sossego desta bonita vila alentejana. entre searas, sobreiros, oliveiras e vinhas que o homem que descobriu o caminho marítimo para a Índia vivera feliz com a sua família durante alguns anos.
A Herdade do Sobroso faz parte desta paisagem ímpar, povoada de reminiscências históricas e patrimoniais, agora fortemente marcada pela proximidade do maior lago artificial da Europa, a Barragem de Alqueva
Inserida numa região conhecida pela sua rica gastronomia e pelos doces conventuais, o restaurante da Herdade do Sobroso Country House não deixa os créditos por mãos alheias. Aqui a ementa é rica em produtos da terra e variada. Difícil será a escolha entre os mil e um pratos que desde à varios anos consecutivos arrecadam prémios em prestigiados concursos de gastronomia.

Aqui a proposta é saltar para o jipe e seguir para um safari fotográfico que o vai deixar encantado.

Entre crias e animais adultos, há de tudo:  diversas espécies selvagens como gamos, muflões, veados ou javalis e mais de 60 espécies de aves residentes que fazem parte de um ecossistema único de mais de 1600 hectares.

As paisagens a perder de vista.

O casal plantou mais de 660 mil sobreiros, criou caminhos, zonas para os animais se abrigarem, lugares onde podem matar a sede e por isso as espécies proliferam e reproduzem-se de forma saudável e natural onde o pato real, símbolo da marca do Sobroso, faz parte da comunidade de aves residentes.

A Adega permite-lhe fazer uma prova na nova sala repleta de barricas. No Restaurante pode degustar as imensas iguarias com particular destaque para a gastronomia alentejana, inúmeros petiscos alentejanos, e pratos principais como, lombinho de javali com migas de espargos verdes, açorda de cação com ovo escalfado, ensopado de muflão, arroz de pato bravo com enchidos, cachaço de porco preto em vinho tinto e mel, bochechas de porco preto com batatinhas douradas, e como não podia deixar de ser os verdadeiros doces conventuais, sericaia, torta de laranja, toucinho do céu, pudim de amêndoa…

Em termos de Alojamento a herdade tem 11 quartos onde, depois de um dia intenso, pode aproveitar para descansar.

Leia o artigo completo em Expresso

 

Populares