A Guarda Civil de Espanha desmantelou uma rede de tráfico de carros roubados em Portugal e vendidos nas províncias de Ciudad Real, Badajoz e Córdoba.
Na sequência da operação denominada "Porcorba", a polícia espanhola prendeu sete homens e esclareceu 21 crimes de recetação, fraude e falsificação de documentos relacionados com o roubo e importação de veículos, numa rede que envolvia vários vendedores de veículos usados.
Os detidos são todos de nacionalidade espanhola, com idades compreendidas entre os 30 e 49 anos.
Recorde-se que no ano de 2014 e 2015, foram furtados diversos veículos na região Alentejo, nomeadamente em Vila Viçosa, junto à Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, em Elvas, junto às Piscinas Municipais, e em Ourique foi furtada a carrinha da Junta de Freguesia.
As investigações começaram no passado mês de maio, depois de ter sido detetada na província de Ciudad Real a entrada de veículos de gama alta que constavam em Portugal como roubados.
Agentes do Grupo de Investigação e Análise de Tráfego do Subsetor de Tráfego da Guarda Civil de Ciudad Real estabeleceram uma operação de busca, localização e identificação dos veículos e seus proprietários em Espanha.
Os intermediários adquiriam os veículos roubados em Portugal para depois vendê-los em Espanha, com a conivência de um vendedor de carros usados, que emitia faturas falsas de venda dos automóveis para obtenção de matrículas espanholas.