8.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Maio 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Destruição de habitat em Sines: ICNF revela incumprimento em projeto de Data Center

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) revelou, após uma fiscalização, o incumprimento de uma condição essencial para a preservação de um charco temporário na área de construção do ‘Data Center’ em Sines, situada fora da Zona Especial de Conservação da Costa Sudoeste. O edifício foi erigido sobre a área do charco, contrariando o parecer inicial do ICNF.

Além disso, foi observada a degradação de outros dois charcos temporários no território do projeto, apesar de existir uma medida compensatória na Declaração de Impacte Ambiental para translocar a vegetação ‘Erica ciliaris’ dessas áreas. Uma das áreas previstas para a translocação foi parcialmente aterrada, e a outra sofre com a invasão de espécies exóticas.

Esta inspeção, realizada entre 13 e 17 deste mês pelas Direções Regionais do Algarve e do Alentejo, tinha como objetivo identificar a destruição de habitats prioritários. O ICNF comunicou os resultados à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, que é responsável por possíveis processos contra-ordenacionais e sanções relacionadas.

A Start Campus, empresa responsável pela construção do centro de dados, está implicada na Operação Influencer, que investiga tráfico de influências e conta com nove arguidos. 

Populares