6.5 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Diretor Geral dos Serviços Prisionais diz em dia de inauguração de Biblioteca do EPE. “Temos sobrelotação de cadeias, temos que tentar diminui-la através de novos espaços” (c/som e fotos)

Foi inaugurado na passada sexta-feira, 3 de outubro, o Espaço Biblioteca/Sala de Convívio do Estabelecimento Prisional de Elvas.

A inauguração que começou pelas 15 horas contou com um espetáculo poético “Adversus” da responsabilidade da Companhia de Teatro Andante.

Os trabalhos que possibilitaram a remodelação do espaço estão associados à formação e à ocupação da população reclusa e destinam-se a potenciar a leitura, a exibição de filmes e a realização de palestras, tendo sido patrocinados pela “Coração Delta”, associação ligada à empresa delta Cafés.

Rui de Sá Gomes, Diretor Geral dos Serviços Prisionais em declarações à Rádio Campanário começa por dizer que “a privação de liberdade tem que ser utilizada como uma oportunidade de mudança porque a cadeia pode ser cultura, formação, trabalho, formação profissional, é conseguir num meio fechado aquilo que não conseguiram em meio livre”.

“Temos sobrelotação de cadeias, temos que tentar diminui-la através de novos espaços de aumento de capacidade de resposta do sistema, mas não pode ser pretexto para não se conseguir coisas boas dentro do sistema e isso acontece todos os dias”, refere Rui de Sá Gomes.

{play}http://radiocampanario.com/sons/diretor%20geral%20ARRANJADO6out14.mp3{/play}

A diretora do Estabelecimento Prisional de Elvas, Ana Rosa Reis, diz que “de um espaço que não era muito apelativo fizemos um espaço de reflexão de leitura de passagem de programas, de cultura e de lazer”.

A diretora salienta que “a cultura é importante para todos e ainda mais importante para quem está privado de liberdade e este espaço pode ser um espaço marcante porque estar privado de liberdade provoca dor e este pode ser também um espaço de esperança”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/diretora%20da%20priso%20ARRANJADO6out14.mp3{/play}

A Rádio Campanário falou também com o comendador Rui Nabeiro que diz que a mensagem que fica ao ser convidado para assinar protocolos em todas as cadeias, “é a esperança deles, não traz inconveniência, traz-nos vantagens porque damos serviço e recebemos serviço, e acho que é extremamente positivo”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/comendador%20ARRANJADO6out14.mp3{/play}

Populares