18.7 C
Vila Viçosa
Sábado, Setembro 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“É necessário e possível renovar a Igreja”, diz Arcebispo de Évora em grande entrevista – II Parte (c/som)

No programa Ser Igreja emitido pela RC no passado sábado (27 de julho), D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora, fez o balanço do seu primeiro ano de pontificado. Na segunda parte da entrevista (1ª emitida no programa de 21 de julho), o Prelado eborense falou da criação de comissões na Arquidiocese e da necessidade de uma maior proximidade entre a Igreja e os cristãos.

Neste sentido, afirma que a sua presença frequente em festas e romarias permite aos cristãos perceberem “que é uma Igreja de coração aberto na pessoa do Bispo”, enquanto valoriza “o que eles amam”, nomeadamente as suas terras e santos padroeiros.

Neste contacto, o Arcebispo percebeu que há uma necessidade de renovação e humanização da Igreja, que se ocorrer, também os cristãos “estão disponíveis e são capazes de se comprometer”.

“Vivemos momentos por vezes marcados por um fundamentalismo primário no que diz respeito ao laicismo”
D. Francisco Senra Coelho

Sobre a criação da Comissão de Justiça e Paz explica que pretende “proporcionar aos cristãos uma opinião sobre os temas contemporâneos da sociedade”, enquanto a Comissão de Proteção de Menores “surge para criar uma cultura de segurança”, avançando que desde que está na função não teve “nenhum contacto de denúncia relacionada com a insegurança de menores na vida das nossas comunidades”.

Sobre o baixo número de alunos a frequentarem a disciplina de Educação Moral Religiosa e Católica, aponta que a média é superior a nacional, sendo de 32,67%, perante 28,19% nacionais. A disciplina, surge como a “única presença da Igreja nas escolas”, sendo que no próximo ano letivo passará a integrar a oferta formativa dos cursos profissionais.

Populares