Na passada quinta-feira, 30 de Novembro, a banda Filarmónica União Montoitense celebrou o seu 110º aniversário com um concerto comemorativo no salão da Sociedade Filarmónica de Montoito, onde foram apresentados todos os géneros musicais que o conjunto toca ao longo do ano.
Luís Pereira, maestro da banda, disse à RC ser “um orgulho comemorar esta data”, e destaca o papel que a banda filarmónica tem na “formação de jovens” através da escola de música Júlio Franco Ensemble.
Segundo o maestro, “a maioria dos músicos da Filarmónica é da freguesia de Montoito”, e quanto aos jovens músicos que compõem a escola de música, “alguns não pertencem ao concelho”, referindo que são do concelho de Reguengos.
Analisando a história recente da banda, Luís Pereira declara que a banda “tem evoluído”, nomeadamente a nível musical, apontando à “evolução dos instrumentos, as acústicas das salas e a forma de ensinar”.
O maestro mostra-se “orgulhoso” por ser uma das bandas que, devido ao seu número de músicos e praticantes, “não precisa de reforços”.
Para este concerto comemorativo, a banda ofereceu ao público, que preencheu o salão da Sociedade Filarmónica de Montoito, “um pouco de tudo”, pois a banda ao longo do ano acompanha tauromaquia, celebrações religiosas e eventos de lazer, e são esses os géneros músicas que foram apresentados.
{gallery}montoito_aniversario_filarmonica{/gallery}