4.3 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“É uma paixão poder dar resposta aos que precisam”, palavras do Pres. da A.B.A.T, no dia das celebrações natalícias (c/som e fotos)

A A.B.A.T. – Associação Beneficência “Amigos de Terrugem” celebrou a época natalícia, na passada sexta-feira, 20 de dezembro, nas suas instalações, na aldeia da Terrugem (Elvas).

Esta associação teve início como comissão angariadora de fundos para a construção da praça de touros, no ano de 1977, que foi crescendo ao longo dos anos, iniciando o seu percurso nas valências sociais no ano de 1988, com o Centro de Dia e Infantário. Atualmente conta com sete valências, três delas direcionadas às crianças (Creche, Jardim de Infância e A.T.L.) e quatro aos idosos (Lar de Idosos, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Apoio Domiciliário Integrado).

A Rádio Campanário esteve presente na Festa de Natal da A.B.A.T., falou com o presidente da associação, José Cacheirinha, que disse “estas valências dão resposta a 98 idosos e 40 crianças, que o Lar de Idosos possuí 30 camas a serem utilizadas, com lista de espera porque não consegue dar resposta a todas as solicitações”.

O Presidente frisou também que “Há três anos fizemos uma ampliação, quase no valor de 1 milhão de euros, com muito poucos apoios, 100 mil euros da Câmara Municipal de Elvas e 120 mil euros do Estado, todo o resto são compromissos nossos”, assegurando que “é uma associação estabilizada financeiramente, mas que a maioria dos utentes paga muito pouco. Somos uma casa de família que admitimos quem mais precisa e não quem tem mais dinheiro”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/presidente_abat_21dez.mp3{/play}

A A.B.A.T. tem atualmente 1472 sócios pretendendo seguir o caminho da missão a que se propõe na área social, promovendo a assistência social, moral e económica a pessoas necessitadas, “imprimindo à instituição a qualidade com vista à certificação e para tal a equipa está a fazer formação, tendo por base um acordo com a Confederação Nacional da Instituições de Solidariedade Social (CNISS) e a Universidade católica.

A celebração na “casa desta família” da aldeia da Terrugem, contou com uma visita às suas instalações, para bem receber a todos, famílias, utentes e visitantes. Ficam as imagens desta visita.

Populares