8.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Fevereiro 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ecocentro vai nascer em Moura, um investimento da Resialentejo de 960 mil euros

A Resialentejo investiu perto de um milhão de euros num novo Ecocentro, em Moura.

O novo Ecocentro de Moura vai ser inaugurado a 16 de fevereiro, a partir das 11h30, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, além da presença do presidente do Conselho de Administração da Resialentejo, Marcelo Guerreiro e surge após o investimento realizado pela empresa intermunicipal , resultante de uma candidatura ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência).

O novo equipamento localiza-se no Parque Industrial de Moura e permitirá à população em geral fazer entregas de diversos resíduos, funcionando também como Estação de Transferência.

Com este investimento, a Empresa pretende apoiar o projeto porta a porta desenvolvido pelo Município de Moura, disponibilizando uma solução de entrega de resíduos urbanos ou equiparados a urbanos (embalagens, volumosos, resíduos de equipamento elétrico e eletrónico, resíduos verdes, metal, cartão, vidro, lâmpadas, entre outros).

A Resialentejo passa assim, com este novo ecocentro, a disponibilizar seis Ecocentros, localizados nos concelhos de Barrancos, Beja, Castro Verde (Piçarras), Mértola (S. João dos Caldeireiros), Serpa (Pias), a que se junta este novo espaço localizado em Moura.

Os fluxos de materiais recebidos podem ser entregues por empresas, instituições, serviços ou cidadãos ou serem recolhidos seletivamente pelas autarquias. Os resíduos sofrem apenas um processo de acondicionamento em contentores abertos ou em compactadores devidamente identificados, sendo posteriormente encaminhados para o seu destino final.

A infraestrutura vai receber também os Resíduos Sólidos Urbanos recolhidos pelas viaturas de recolha municipal. O novo Ecocentro pretende servir de forma mais eficaz os utilizadores, ao possibilitar que os munícipes e os empresários do Parque Industrial tenham um horário alargado para a entrega dos seus recicláveis, promovendo a entrega de resíduos volumosos. Durante os dias úteis, o horário de funcionamento será entre as 07h00 e as 13h00, e das 14h00 às 20h00. Ao sábado, o espaço estará aberto entre as 08h00 e as 13h00, e as 14h00 e as 19h00.

Populares