15.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Elvas: “Diálogos sobre a Saúde”, na Biblioteca Municipal Drª Elsa Grilo

A Biblioteca Municipal de Elvas acolhe o ciclo de palestras “Diálogos sobre a Saúde”, com o primeiro debate a acontecer no dia 7 de maio, pelas 15 horas, intitulado “Amato Lusitano e Garcia de Orta: medicina no século XVI”.

Este ciclo de palestras tem por objetivo revelar e debater a medicina através da história e nas suas várias vertentes. Ao longo do ciclo são debatidos temas relacionados com a importância da alimentação saudável na prevenção de doenças, como o cancro, as terapêuticas utilizadas nas medicinas alternativas e a história da medicina ao longo dos tempos.

O primeiro debate é dedicado a dois médicos de referência da história da medicina portuguesa do séc. XVI.

João Rodrigues (1511-1562), vulgarmente conhecido por Amato Lusitano, foi autor de uma das obras mais importantes para a compreensão da sociedade europeia do séc. XVI – “Centurias das Curas Medicinais” – e o primeiro médico a estudar cientificamente as plantas ibéricas, com forte contributo para as áreas da Biologia, Farmacopeia e a Botânica Médica.

Garcia de Orta (1501-1568), foi o médico do rei D. João III e, já a viver em Goa, onde veio a falecer, escreve a sua obra de referência “Colóquios dos Simples e Drogas he Cousas Medicinais da Índia”, em 1563. Esta obra foi o primeiro registo científico de plantas do Oriente feito por um europeu.

A palestra conta com a participação de João Augusto David de Morais (Universidade de Évora), Adelino Cardoso (Faculdade de Ciências Sociais e Humana – Universidade Nova de Lisboa) e moderado por Bruno Lopes (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora), numa organização da Câmara Municipal de Elvas.

Populares