21.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Elvas: Rui Jesuíno apresentou o livro “Elvas – Histórias do Património”. “É a monografia do concelho (…) uma vez que fala de todos os períodos da história (…) e em todos os monumentos que existem” (c/som e fotos)

Foi apresentado o novo livro de Rui Jesuíno, historiador elvense, no passado sábado, dia 23 de julho, no Forte da Graça, pelas 16h00.

O livro, "Elvas – Histórias do Património", editado pela Booksfactory, é uma monografia sobre a história e o património da cidade Património Mundial desde 2012, e que condensa os artigos publicados semanalmente no jornal Linhas de Elvas pelo autor.

À reportagem da Rádio Campanário que esteve presente no momento inaugural, Rui Jesuíno expressou que esta obra é a compilação de todos os seus escritos ao longo dos últimos dois anos, mas “não sou só eu que estou de parabéns por editar esta obra, são também os elvenses que acorreram aqui a este lançamento e cada vez mais querem conhecer a história e património da cidade de Elvas”.

“Havia e há-de continuar a haver algum episodio da história, que mesmo os elvenses não conhecem e cabe aqueles que investigam nesta área, dar a conhecer, e é isso que eu faço ao longo destes anos”, assinala.

Rui Jesuíno considera que este livro, “é a monografia do concelho de Elvas, uma vez que fala de todos os períodos da história da cidade e em todos os monumentos que existem na cidade património mundial”.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, começou por parabenizar Rui Jesuíno porque “conseguiu compilara nesta obra, um conjunto de histórias da nossa cidade e é a história da nossa cidade de vários séculos, o que eu no fundo faço, é um convite à população de Elvas para que adquira este livro e que se possa deliciar com esta magnífica obra. Por outro lado era uma obra que fazia falta, dado que nós ultimamente temos tido muitos visitantes, não só os turistas que visitam a nossa cidade, mas algumas entidades, e às vezes queremos oferecer um livro que conte a nossa história e ele não existia dentro deste formato, daí que juntou-se o útil ao agradável”.

Nuno Mocinha diz ainda que “normalmente noutro lançamento de qualquer livro, a câmara adquire sempre alguns exemplares para a sua biblioteca, mas também para a biblioteca das escolas do concelho. Aqui neste cado concreto, vai também adquirir, não só para que o livro fique em Elvas, mas que o livro possa ser difundido pelas bibliotecas em termos nacionais, daí que faz sentido que se adquiram cerca de 500 exemplares deste livro para que se possa dar a conhecer a nossa história”.

Rui Jesuíno, nasceu em Elvas a 20 de dezembro de 1982, e desde cedo se interessou pela história e pelo património da cidade de Elvas, realizando investigações nesta área desde tenra idade.

Populares