18.2 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Elvas tem uma nova plataforma tecnológica de interação entre o visitante e o Forte da Graça (c/som e fotos)

A cidade de Elvas celebrou este fim de semana, o primeiro aniversário do Forte da Graça, após as obras de requalificação.

Integrado num leque alargado de iniciativas que passaram pela música, teatro, dança, exposições, conferências, foi lançada, ao final da manhã deste sábado, dia 26 de novembro, uma plataforma tecnológica de interação entre o visitante e o Forte da Graça, a aplicação SMIITY.
Esta ferramenta permite ao visitante descarregar no telemóvel uma aplicação, através de Bluetooth, e nos locais onde estão instalados os beacons, poder receber informações sobre o local e a história do Forte da Graça.

Uma ambição que já vem de longe, segundo o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha que declarou à Rádio Campanário, que há muito queria que a cidade raiana fosse uma smart city, “ou seja uma cidade inteligente”, sendo este “mais um espaço” onde essa aplicação passa a estar disponível. “Uma aplicação que acaba por facilitar a visita a quem vem ao Forte da Graça” que passa a ter “um conjunto de informação adicional que não é somente aquela que os olhos veem e podem interpretar o monumento”, para além de “ficar com uma aplicação no telemóvel” com a qual “poderá estar atualizado sobre o que vai acontecendo na cidade de Elvas”.

Nuno Mocinha diz que esta nova tecnologia já tinha tido uma experiencia piloto e “é um passo em frente”, sendo “pioneira, não só em Portugal como também em Espanha”.

Uma aplicação que também tem tradutor. O autarca explica que é “como se fosse um áudio guia”, acrescentando que “também é acompanhada de voz”.

Populares