15.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: Cechap através do projeto Callipoartes promoveu conferência no dia em que se assinalam 120 anos da morte do Padre Joaquim Espanca (c/som e fotos)

O Cechap, Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património através do projeto Callipoartes, está a promover um conjunto de atividades para assinalar os 120 anos do falecimento do Padre Joaquim Espanca, homem religioso, historiador, músico e benemérito.

No dia 26 de novembro, pelas 16h00, nas instalações da Associação Dr. Couto Jardim em Vila Viçosa, decorreu uma conferência que contou com a presença do Padre Luís Filipe, Missionário do Preciosíssimo Sangue, e os investigadores Prof. Doutor David Cramner (FCSH – Universidade Nova de Lisboa), Doutora Maria Ana Bernardo (CIDEHUS – Universidade de Évora) e Mestre Teresa Mesuras (CECHAP).

No mesmo dia, pelas 18h30, na Igreja de São Bartolomeu, celebrou-se em Ação de Graças a obra do Padre Joaquim Espanca.

A Rádio Campanário acompanhou a conferencia e falou com o investigador Carlos Filipe que realçou o facto de o Padre Joaquim Espanca ser “um homem de exceção na sua época”, que deixou “uma obra notável do ponto de vista da informação para a história. Um homem altamente especializado que pesquiza informação sobre a história local enquadrando sempre a história nacional e aquilo que ele mais se interessa, desde a arqueologia, à musica e ao património que Vila Viçosa recebera à sua época e que ele vai transmitir da melhor forma para os vindouros”.

Carlos Filipe explica que o projeto do Cechap, Callipoartes, que está a ser desenvolvido desde 2011, tem vindo a aprofundar o estudo sobre figuras de Vila Viçosa “que é prodigiosa com dezenas de homens e de mulheres que se evidenciaram ao longo da sua história como bons exemplos e que deixaram, pelos seus testemunhos, obra feita”.

Este ano, ao celebrar-se os 120 anos da morte do Padre Joaquim Espanca, “o projeto Callipoartes e os seus autores, acharam por bem, dedicar este ano, ao estudo do Padre Espanca e à sua obra”, sendo nesse sentido que o projeto de investigação tem vindo a ser desenvolvido.

Acrescenta que o trabalho que está a ser feito, “é o ponto de partida para uma obra biográfica sobre a vida e obra do Padre Joaquim Espanca”.

David Cramner declarou que tem vindo a trabalhar “sobre o aspeto musical do padre Espanca para tentar perceber alguma coisa sobre a sua formação“ e o contributo que ele deu, “em termos musicais”, afirmando que não tem sido fácil descobrir a sua obra, já que não está muito disponível, mas ainda assim encontrou algumas partituras na Biblioteca Pública de Évora e no Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Vila Viçosa.           

Salienta que através destas partituras, foi possível descobrir “algumas coisas em relação à sua carreira como musico”, no entanto, segundo refere, não se sabe onde se encontra grande parte da sua obra, correndo-se o risco de se ter perdido, pensando que pode ter acontecido que também, nunca tenha havido uma tentativa de recolha.    

No próximo dia 17 de dezembro será apresentada a obra Compêndio de Notícias de Vila Viçosa, da autoria do Padre Joaquim Espanca, numa nova edição coordenada pelo investigador Carlos Filipe, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Viçosa.

Populares