5.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 2, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Equipa francesa liderada por Francis Lauilhe vence 24 Horas TT Vila de Fronteira. “Eu gosto que ganhe o melhor mas também gostava que ganhasse um português”, diz Orlando Romana, diretor da prova (c/som e fotos)

A equipa francesa constituída por Francis Lauilhe, Pierre Marie Lauilhe, Louis Lauilhe e Philippe Berruer, venceu a edição de 2015 das 24 Horas TT Vila de Fronteira. A formação do Sadev Oryx demonstrou uma tremenda regularidade ao longo de toda a corrida e assumiu a liderança, em definitivo, a partir da 15ª hora e ser a primeira a ver a bandeira de xadrez ao fim de 112 voltas ao Terródromo.

A melhor formação totalmente portuguesa concluiu as 24 Horas TT Vila de Fronteira no sexto posto. Foi a Nissan Navara de Victor Conceição, Tiago Rodrigues, Nuno Pires e João Carvalho, que conquistou, ainda, a vitória na categoria Promoção C.

No último lugar do pódio ficou o AC Nissan Proto de Alexandre Andrade. A equipa luso-francesa era apontada como favorita, mas alguns percalços levaram-na a ocupar o terceiro lugar.

A Rádio Campanário acompanhou as 24 Horas TT Vila de Fronteira e falou com o diretor da prova, Orlando Romana que começou por declarar que a prova tem vindo a evoluir em termos de concorrentes, tendo tido uma evolução natural, “hoje estamos com imensas equipas estrangeiras, cerca de 90 no total (…) esta prova comporta um pouco mais, mas também não queremos, preferimos a qualidade à quantidade, e temos como limite as 90”.

Quando questionado, Orlando Romana refere que “segundo os dados da GNR, passam por aqui no fim de semana cerca de 50 a 60 mil pessoas, creio que mexe com uma vila pequena do Alentejo, e em relação às equipas temos muito poucos pilotos na realidade porque as equipas são compostas por 3 a 5 pilotos e estão aqui cerca de 400, não existe no campeonato português estes 400 pilotos, estão aqui pessoas que só fazem esta prova e pessoas que vêm para se divertir, competição sim mas também a diversão”.

Orlando Romana diz ainda que participaram na prova 30 equipas estrangeiras, “mais francesas porque é uma modalidade de sucesso em França, a única que se pratica em todo o terreno (…) é um campeonato de resistência e eles estão habituados, por isso é que têm estes carros fabulosos que andam imenso e normalmente ganham aqui (…) é pena que em Portugal ainda ninguém tenha pensado em desenvolver um carro para este tipo de provas, eu gosto que ganhe o melhor mas também gostava que ganhasse um português de vez em quando, era uma satisfação”.

A 18ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira contou com a participação de duas formações exclusivamente femininas. E neste particular, a mais forte foi a Nissan Navara. Sónia Ferreira, Fabiana Gomes, Sandra Domingues e Isabel Rosa concluíram a prova em 43º da classificação absoluta.

Populares