8.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ermida de São Domingos elevada a interesse público. Cromeleque eborense é monumento nacional

Foto: D.R.A Ermida de São Domingos, em Vila Viçosa, está entre os monumentos que foram classificados como sendo de interesse público. A portaria foi publicada em Diário da República na passada quinta-feira, 23 de maio, onde consta ainda a classificação do Cromeleque de Vale de Maria do Meio, situado na Herdade de Vale de Maria do Meio, freguesia de Nossa Senhora da Graça do Divor e distrito de Évora, como monumento nacional.

O monumento calipolense foi fundado em meados do século XVI e mantém ainda hoje grande parte da estrutura original. Na portaria lê-se que a “simplicidade da estrutura conjuga-se com a exuberância do interior, totalmente revestido por pinturas murais de qualidade resultantes de campanhas distintas”. Na cúpula da capela-mor ainda se conservam frescos do século XVII e, na abóbada da nave estão pintados frescos oitocentistas com representações das cenas da vida de São Domingos.

Em relação ao monumento eborense, o cromeleque foi identificado pelo arqueólogo Manuel Calado, na Primavera de 1993, no âmbito de um programa de prospeções de superfície, levado a cabo nos arredores de Évora com uma equipa de alunos de Arqueologia da Faculdade de Letras de Lisboa.

O recinto megalítico tem cerca de 30 menires, alguns com figuras esculpidas, e apresenta planta e implantação semelhante à do Cromeleque dos Almendres, embora com dimensão mais modesta.

Populares