20.9 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Maio 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Esquadra 101 “Roncos” sedeada na Base Aérea de Beja conquista Bandeira Branca

A Esquadra 101 – “Roncos”, sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja, alcançou esta semana a Bandeira Branca, o que significa que todas as aeronaves TB-30 Epsilon disponíveis estão prontas para voar.

A conquista só foi possível graças ao esforço de todos os militares desta esquadra que diariamente trabalham para garantir esta operacionalidade e prontidão.

Esquadra 101, esquadra de Instrução Elementar e Básica da Força Aérea Portuguesa, é a fiel depositária das tradições e conhecimentos herdados de todas as esquadras que, ao longo dos tempos e em diversos aviões, cumpriram esta nobre missão.

A história desta esquadra começa em 1914 mas a materialização da presente designação só aconteceu em 1978, fruto de uma reorganização na Força Aérea Portuguesa. Herda, na altura, os meios humanos e materiais da Esquadra 21 – Esquadra de Instrução Elementar de Pilotagem – sedeada na Base Aérea N.º 2, e equipada com aeronaves Chipmunk.

Inicia uma nova etapa em 1989, com a aquisição de 18 aeronaves de fabrico francês – EPSILON TB-30 –, tendo, na mesma data, sido transferida para a Base Aérea N.º 1 em Sintra, onde esteve até 1993, sendo depois relocalizada na Base Aérea N.º 11, em Beja, onde em 1995 viria a ser condecorada com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos.

Saiu de Beja e regressou a Sintra em 2009 onde esteve até junho de 2020, altura em que passou a estar novamente no Alentejo, à Base Aérea n´11 em Beja e onde até hoje se mantém.

Populares