9.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Maio 4, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Este é mais um momento cultural que promove V. Viçosa e o riquíssimo património que tem” diz Pres. Da CM de Vila Viçosa(c/som)

A Fundação da Casa de Bragança vai assinalar o Dia Internacional do Livro através da disponibilização online do 1º Volume do Inventário da Biblioteca D. Manuel II, com a iniciativa O Livro através dos Tempos.

Para assinalar a data , a Fundação da Casa de Bragança realizou esta tarde a iniciativa O Livro através dos Tempos, uma mostra bibliográfica desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Vila Viçosa, que conta com a apresentação do Dr. Vicente Fino, bibliotecário do MBCB, e que será ilustrada com algumas obras da Biblioteca.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança esteve presente e, em declarações à Rádio campanário referiu-nos a importância da iniciativa para a Câmara de Vila Viçosa explicando que “este foi um repto que nos foi lançado pela Fundação da Casa de Bragança para comemorar o Dia Mundial do Livro.”

O Autarca realçou ainda , sobre a importância do momento para Vila Viçosa, que “este é mais um momento cultural para mostrar Vila Viçosa e para dizer que aqui existem os primeiros exemplares de livros impressos, alguns únicos.”

Em Vila Viçosa temos um património riquíssimo, que pertence obviamente a maior parte dele à Fundação da Casa de Bragança mas que está disponível para investigadores e público em geral e isso é mais uma forma de mostrar Vila Viçosa, de celebrar o livro e de celebrar a cultura” concluiu o Autarca de Vila Viçosa.

A iniciativa , hoje realizada, pretende reconhecer a importância do livro como meio de transmissão de cultura e informação, essencial para o desenvolvimento da literacia e fundamental no processo educativo.

No dia 23 de abril, será disponibilizado o 1º volume do Inventário da Biblioteca de D. Manuel II, da autoria de Gualdino Borrões e que foi publicado em 1982.
Esta obra inclui a referência bibliográfica de todas as espécies (manuscritos e impressos) que integram a Biblioteca, provenientes da residência britânica do rei. Os Impressos abarcavam as datas de 1489 a 1834, correspondentes a 1340 registos.
O 2º volume, que já se encontra disponível no site da Fundação da Casa de Bragança, conta com os registos de 1341 a 2406, e completa este inventário.

No Dia Internacional do Livro ficará assim disponível para consulta de todos os investigadores e interessados, a totalidade da Biblioteca reunida por D. Manuel II.

 

 

 

 

 

Populares