7 C
Vila Viçosa
Sábado, Maio 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Pedro Nuno Santos garante na Ovibeja que não se alia com o Chega para eliminação de portagens nas ex-SCUT

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, disse hoje, 3 de Maio, durante uma visita à feira agropecuária Ovibeja, que não fará quaisquer alianças com o Chega e vai chumbar o novo projecto de André Ventura sobre ex-SCUT.

Relembre-se que, na quinta-feira, o Parlamento aprovou em plenário, na generalidade, um projecto do PS para abolição de portagens nas auto-estradas antigas SCUT (Sem Custos para o Utilizador), com os votos favoráveis do Chega, BE, PCP, Livre e PAN. O PSD e o CDS-PP votaram contra e a IL absteve-se.

A proposta do PS pretende acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 – Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque. A A23 atravessa os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, ligando Torres Novas (A 1) à Guarda (IP5/A 25).

Esta medida que, de acordo com os socialistas, tem um impacto orçamental de 157 milhões de euros, entrará em vigor em 1 de Janeiro de 2025, segundo o projecto de lei do PS.

A proposta do Chega, ainda a ser apresentada na Assembleia da República, defende um plano gradual “de isenção do pagamento de portagens em todo o País, com prioridade para a zona interior e ainda nos lanços e sublanços”. das ex-SCUT.

Populares