23.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Estremoz apresentou programa do centenário do Teatro Bernardim Ribeiro, um ex-libris da cidade!(c/fotos)

O Teatro Bernardim Ribeiro é um dos ex-libris da cidade de Estremoz e está classificado com Imóvel de Interesse Municipal desde 1997.
A principal sala de espetáculos do concelho estremocense completa este ano um século de existência e a autarquia apresentou hoje a programação comemorativa do centenário.
Durante próximos meses haverá ópera, muita música, teatro e será aqui a comemoração do  Dia Mundial da dança Este, este ano na cidade de Estremoz.
Na cerimónia realizada esta tarde, a autarquia anunciou que o Teatro Bernardim Ribeiro vai receber a 24 de abril um espetáculo Comemorativo do 25 de Abril, com Vitorino e o Grupo de Cante – Os Lagóias – de Portalegre e para novembro está já agendada a vinda a Estremoz de Paulo Carvalho, numa atuação com piano e voz.
Entretanto haverá o mês do Fado, iniciativa que terá como curador o fadista de Estremoz, José Gançalez, artista que sobre ao palco, no dia do centenário – 23 de julho – para um espetáculo comemorativo dos 35 anos de carreira que promete muitas surpresas e nomes do Fado em Estremoz.
O Teatro Bernardim Ribeiro representa um instrumento de grande importância na prossecução das políticas de desenvolvimento cultural, constituindo um espaço privilegiado de promoção e difusão de atividades culturais de diferentes áreas artísticas (dança, música, teatro, cinema, artes plásticas/visuais e pluridisciplinar) e diferentes formatos (espetáculos, cursos, residências artísticas, exposições).
A programação do centenário é variada, incluindo teatro, revista, cinema (festival), música popular, música erudita, música pop, dança, artes circenses, encontros de canto e música, seminários, formação e educação.
Já esta manhã e no Mercado Municipal, o centenário foi anunciado pelo grupo Giga Bombos do Imaginário, conforme a RC noticiou.
Iniciado em 1916, depois da tomada de consciência por parte de um grupo de notáveis estremocenses da necessidade de construir uma sala de espectáculos com as devidas condições, foi inaugurado em 22 de Julho de 1922, com a presença da Companhia Amélia Rey Colaço – Robles Monteiro. 
Insere-se na tipologia de teatros de inspiração italiana, o projecto é da autoria de Ernesto da Maia e as pinturas decorativas são do pintor Benvindo Ceia. Em frente aos camarotes, alternam pinturas a óleo, onde figuram grandes nomes da dramaturgia nacional de finais do séc. XIX e inícios do séc. XX. Em 1991 sofreu obras profundas de remodelação e restauro e em 2003, após um incêndio situado na área do palco, teve a recuperação integral daquela zona.
Fique agora a conhecer a programação de março.
– Dia 6 de março – Cinema Infantil
15:30 horas – “Pica e o Cristal Mágico” 
Uma jornada de um jovem ouriço que quer salvar a floresta e os seus habitantes de uma seca horrível. A pedra encantada desapareceu e todos os animais correm perigo. Tina e Téo precisam recuperar a pedra encantada das garras do rei Bantur, num dos maiores desafios da sua vida.
 
– Dia 12 de março – Revista
– 21:30 horas – Teatro de Revista da Academia Sénior “Velhas Gaiteiras”
Espetáculo do Grupo de Revista da Academia Sénior de Estremoz
Entrada gratuita com reserva de bilhetes no Posto de Turismo de Estremoz
 
– Dia 13 de março – Revista
– 16:00 horas – Teatro de Revista da Academia Sénior “Velhas Gaiteiras”
 
– Dia 19 de março –  Teatro
– 21:00 horas –  Teatro “Mário” a partir da obra de Mário-Henrique Leiria pelo Colectivo Cultura Alentejo
Espetáculo para maiores de 12 anos, com encenação de Cláudio Henriques, assistência de encenação de Francisco Lapa, interpretação com Cláudio Henriques, João Costa, Francisco Lapa, Filipa Fonseca e João Gonçalo Fonseca, sonoplastia e vídeo com Pedro Soeiro.
Reserva de bilhetes no Posto de Turismo de Estremoz
– Dia 20  de março –  Teatro
– 17:00 horas –  Teatro “Mário” a partir da obra de Mário-Henrique Leiria pelo Colectivo Cultura Alentejo
 
– Dia 25 de março – Cinema
– 21:30 horas – “Uncharted” 
O perspicaz Nathan Drake (Tom Holland) é recrutado pelo experiente caçador de tesouros Victor “Sully” Sullivan (Mark Wahlberg) para recuperar a fortuna arrecadada por Fernão de Magalhães e perdida há 500 anos pela Casa de Moncada. O que começa como um golpe, rapidamente se torna numa corrida pelo mundo para encontrar este tesouro antes do implacável Santiago Moncada (Antonio Banderas), que acredita que ele e a sua família são os seus legítimos herdeiros.
 
– Dia 26 de março – Residência Artística
– Das 10:00 às 18:00 horas – Residência Artística “Viver o Teatro com a actriz Susana Arrais” 
Susana Arrais, que atualmente podemos ver na Telenovela da TVI “Quero é Viver”, é licenciada em Teatro e Educação, com Mestrado em Educação Artística com especialização em Teatro na Educação e, vai estar em Estremoz, durante dois dias, inclusive no dia em que se comemora o Dia Mundial do Teatro, para uma Residência Artística, direcionada aos primeiros 20 inscritos, maiores de 15 anos.
As inscrições estão abertas, no Posto de Turismo de Estremoz, até ao dia 24 de março.
 
– Dia 27 de março –  Residência Artística
– Das 10:00 às 12:00 horas – Residência Artística “Viver o Teatro com a actriz Susana Arrais”

{gallery}Centenario Teatro Bernardim Ribeiro{/gallery}

Populares