14.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Junho 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Estremoz: Major Velez Correia homenageado pelo Regimento de Cavalaria 3 “Dragões de Olivença” (c/som e fotos)

O Major José Jerónimo Velez Correia, presidente da Liga dos Combatentes de Estremoz, foi homenageado esta terça-feira, dia 24 de maio, no Regimento de Cavalaria 3 “Dragões de Olivença”.

O Major Velez Correia, de 83 anos, nasceu em Montemor-o-Novo, participou na Guerra do Ultramar, e entrou para a reserva do exército em 1989.

Publicou o livro “ Bodas de Prata” e esteve 15 anos ligado aos bombeiros, tendo sido também co-fundador do Banco Alimentar de Évora.

Reside atualmente em Évora e preside a Liga dos Combatentes do Lar São Nuno e Santa Maria.

A Rádio Campanário esteve presente na cerimónia de homenagem ao Major e falou com o Coronel Nuno Duarte, Comandante do Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz, tendo expressado que o Major “é um homem com uma dinâmica e uma força de vontade de fazer sempre o bem e servir os outros, quer durante os 46 anos que serviu o Exército Português e depois da reserva, em que poderia descansar tranquilamente, empenhou-se sempre em prol do próximo, daqueles mais necessitados, seja nos bombeiros voluntários, seja na Liga dos Combatentes (…) tem sido um homem exemplar e nós entendemos que estava na altura certa para lhe podermos fazer uma homenagem”.

Acrescenta que o Major Velez Correia “tem 22 louvores e tem várias medalhas, uma das quais é a Ordem Militar de Avis que foi imposta pelo Presidente da República”.

O homenageado, Major José Jerónimo Velez Correia referiu que se sente muito feliz com esta homenagem, mas não merecia esta cerimónia com tanta pompa e circunstancia (…) mas sinto-me feliz porque tenho a minha consciência tranquila sobre o meu passado e sobre o que fiz durante muitos anos ao serviço da pátria, ao serviço do exército e ao serviço de Portugal”.  

Salienta que atingiu ao longo da sua vida ”um objetivo que queria atingir, a realização de um sonho de erguer uma casa para a massa associativa da Liga dos combatentes”.

O Vice-presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Francisco Ramos, destacou que o Major Velez Correia “é uma figura incontornável no concelho de Estremoz, uma referencia e um exemplo para todos nós, quer pela tenacidade que sempre demonstrou ao longo da sua vida, na sua carreira profissional, mas acima de tudo no objetivo que ele traçou como essencial na sua vida que foi a criação do Lar, só por isso, acho que todos devemos reconhecer o mérito que teve e fazer-lhe o agradecimento que também merece”.

Populares