13.3 C
Vila Viçosa
Sábado, Maio 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: Candidatura já está na Lista Indicativa a Património Mundial

A candidatura, “Paisagem Urbana, Arquitetónica, Histórica e Cultural”, promovida pelo Município de Vila Viçosa, já está inscrita na Lista Indicativa de Portugal, da UNESCO, rumo à classificação como Património Mundial.

Recorde-se que foi em meados dos anos noventa que o desafio de preparar uma candidatura de Vila Viçosa à Lista do Património Mundial da UNESCO foi lançado pelo Pelouro da Cultura da autarquia calipolense.

No verão de 2004, foi apresentado o primeiro documento de inclusão de Vila Viçosa na Lista Indicativa dos Bens Portugueses a Património Mundial, sendo entregue em 2008 na Comissão Nacional da UNESCO uma nova versão reformulada. Este documento foi editado e apresentado publicamente, em Vila Viçosa, no dia 10 de maio de 2008. Após uma interrupção dos trabalhos relativos ao processo de preparação da candidatura, durante os anos de 2009 a 2013, o atual executivo camarário encaminhou a elaboração do formulário para a candidatura de Vila Viçosa para a Lista Indicativa, para a elaboração do estudo comparativo, e, sobretudo, para a reformulação e elaboração do referido documento.

As vertentes propulsoras deste exercício de reflexão apontaram para a celebração do protocolo de cooperação com a Faculdade de Arquitetura de Lisboa, para o contributo de especialistas de referência, como é o caso dos professores Flávio Lopes e Monterroso Teixeira, para a renovação e rejuvenescimento do modelo organizacional da candidatura, para a adaptação às condições atuais do sistema do património mundial e para as novas tendências da UNESCO que consistem em potenciar uns tipos de candidaturas consentâneas com uma visão mais ampla e dinâmica do património, como paisagens culturais, itinerários culturais ou candidaturas em série, de tipo transnacional, sem esquecer os níveis de exigência e os novos critérios de representação à escala continental.

A candidatura passou a ser denominada Paisagem Urbana, Arquitetónica, Histórica e Cultural, tendo o documento sido entregue pessoalmente à Embaixadora Ana Martinho, Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, no passado dia 29 de janeiro de 2015.

 

Populares