18.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Eurocidade Elvas-Badajoz” incorpora Campo Maior e cria cartão de eurocidadao (c/som e fotos)

Campo Maior vai entrar no projecto da Eurocidade Elvas-Badajoz resultado da união entre as duas cidades. Esta foi a garantia dada pelo presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, e pelo alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso Martínez, à margem de uma reunião de trabalho que decorreu nas instalações da Instituición Ferial de Badajoz – IFEBA – na fronteira do Caia esta terça-feira, 7 de abril.

Para o presidente da autarquia elvense “Elvas ganha  dimensão com Badajoz e Badajoz ganha a importância patrimonial, embora queiramos ir mais longe. Queremos criar um conjunto de condições para que as pessoas que vivem neste território se sintam melhor de um lado e de outro, do que só num lado”.

Nuno Mocinha diz que para que isto aconteça é necessário existir um conjunto de acções referindo ainda que “há candidaturas acordadas para apresentar ao programa operacional transfronteiriça” o presidente recorda que com base nesta cooperação já forma recuperados “do lado de Elvas os fortins, baluartes e do lado de Badajoz foi recuperado o Forte de São Cristóvão. É importante que olhem para nós enquanto 200 mil habitantes em vez de 23 mil”.

“Nós já tínhamos um acordo entre Elvas e Badajoz, aquilo que Campo Maior fez foi juntar-se a esse acordo que a curto prazo irá ser formalizado entre Elvas/Badajoz/Campo Maior e também junto do Estado que seguirá no seu percurso normal”, refere Nuno Mocinha avançando ainda que a formalização com os Estados (Português e Espanhol) vai decorrer no seu tempo dizendo que não “crê que haja algum problema, porque ninguém nos proibi em irmos cooperando, daí não estarmos ansiosos”.

O alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso Martínez, diz que “têm conversado sobre o assunto e decidiram ampliar a eurocidade. É uma vontade expressa e que encaixa com todos os objectivos que pretendemos, que é a junção com Campo Maior. Desta reunião ficou decidido avançar com o protocolo de adição”, Francisco Martínez salienta que para já ainda não há nome para esta união.

Nesta reunião foi ainda apresentado um cartão de euro cidadão onde os habitantes de Elvas e Badajoz poderão obter descontos como entrada em piscinas, museus e outros.

Esta eurocidade é resultado de um protocolo assinado entre aCâmara Municipal de Elvas e o Ayuntamiento de Badajoz, no dia 16 de Setembro de 2013, com o objectivo de atrair mais emprego, mais investimento e desenvolvimento às duas cidades que agora formam uma eurocidade.

Os centros urbanos das duas cidades estão separados apenas por 8km em linha recta pela A6, sem qualquer tipo de portagem.

Populares