Hoje, em todo o país vários tribunais e serviços do Ministério Público estão encerrados, devido à greve dos funcionários judiciais.
Segundo dados do Sindicado dos Funcionários Judiciais (SFJ) contabiliza na zona de Évora cerca de 12 tribunais encerrados. Segundo a notícia avançada pelo JN, não foram decretados serviços mínimos.
Os dados da SFJ referem que na zona de Lisboa houve uma adesão a 100% no TIC de Lisboa, Lourinhã Judicial, TAF Sintra, JIC de Almada e Vila Franca de Xira.
Entre outras reivindicações, o protesto visa exigir do Ministério da Justiça a inclusão nos vencimentos do suplemento de recuperação processual, com efeitos a 01 de janeiro de 2021, avança o JN.
“O SFJ pretende ainda a abertura de procedimento para acesso a todas as categorias cujos lugares se encontrem vagos, designadamente escrivão e técnico de justiça adjuntos, escrivão de direito, técnico de justiça principal e secretário de justiça.Outras das reivindicações prendem-se com o preenchimento integral dos lugares vagos e a regulamentação do acesso ao regime de pré-aposentação”.
In JN