31.5 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora Anime 2024 com inovação no Alentejo: Cultura Pop Japonesa fez sucesso com mais de 500 visitantes

O Évora Anime 2024, promovido pelo Instituto Cultural de Évora, CON´NECT e Art Jump e que teve lugar no Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida no passado dia 15 de junho (sábado), não desiludiu, tendo obtido resultados que bateram recordes regionais e estreias inovadoras no Alentejo, superando até as expetativas iniciais.

Em nota enviada à nossa redação, a organização dá conta que o evento contou com mais de 500 visitantes (tendo tido no total 508), não só do Alentejo, mas também vindos do Algarve, Lisboa, Setúbal, Braga, Porto e de outras áreas do território; pela primeira vez contou com mais de 30 entidades envolvidas, tendo atingido um total de 36 entidades envolvidas no evento, entidades estas, não só do Alentejo como também de várias partes do país e por consequência marca a primeira vez que no Alentejo envolveram-se mais de 3 dezenas de entidades relacionadas com estas temáticas num evento. Registou-se também o maior e mais completo Artist Alley, desta temática, alguma vez implementado no Alentejo, tendo contado com um total de 27 artistas, não só da região Alentejana, como também de outras partes do país, selecionados pela Art Jump!

Durante este Évora Anime 2024, pode ainda ler-se no comunicado emitido, teve lugar o primeiríssimo Anime Pose Contest. Nuna antes realizado no Alentejo, dinamizado pela Artista FeratriX3Wafu; teve também lugar o segundo campeonato, alguma vez realizado no Alentejo, de Anime Intro Quizz. Foi ainda neste Évora Anime 2024 que entidades que costumam estar presentes no Iberanime como a Liga Steampunk, a Momiji Book´s, a Shikuretto, os Fairy Cosplay Parents, entre outros, estiveram pela primeira vez presentes numa convenção deste tipo em território alentejano.

Em suma, refere a organização, o Évora Anime 2024 foi um sucesso. A iniciativa conta com perspetivas de expandir e crescer em futuras edições, sempre com um enorme potencial de inovação em solo Alentejano e tendo até grandes probabilidades de ser premiado pelo estado português. A chave para esta evolução reside na química coletiva atingida pela colaboração entre o Instituto Cultural de Évora, a CON´NECT e a Art Jump

O Évora Anime 2024, contou com o apoio da União das Freguesias de Évora – São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão, da Fundação Eugénio de Almeida, do Instituto Português do Desporto e Juventude, com enfoque no programa Namorar com Fair Play, do Corpo Europeu de Solidariedade da Agências Erasmus + Juventude em Ação, da FNAC e da Cosplay Portugal.

Populares