15.4 C
Vila Viçosa
Domingo, Outubro 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: ARS e Fundação Eugénio de Almeida constituem bolsa de voluntariado pioneira

A Fundação Eugénio de Almeida (FEA) de Évora, assinou com a ACES do Alentejo Central (Agrupamento de Centros de Saúde) um protocolo de colaboração, para a constituição de uma Bolsa Dedicada de Voluntariado para apoio à Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI24) de Évora.

Estes voluntários prestarão apoio aos utentes, familiares e cuidadores dos utentes da ECCI24, projeto piloto no país e enquadrado na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

A Bolsa Dedicada de Voluntariado vai arrancar com 10 voluntários que concluíram o Programa de Formação em Voluntariado para Apoio aos Cuidados Continuados, organizado pela FEA em maio deste ano.

Entre as tarefas a desempenhar, estes voluntários contam a deslocação a consultas, levantamento de medicamentos, e ações que visam dignificar a estada no domicílio, dando suporte e apoio emocional, proporcionando o descanso de cuidadores, fazendo companhia e desenvolvendo um conjunto de distintas atividades que contribuam para a melhoria da qualidade de vida destes.

A ECCI24 é uma equipa domiciliária constituída por enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta da fala, entre outros profissionais, que prestam um apoio a tempo inteiro, 12 horas por dia em regime presencial e as restantes 12 horas através do telefone.

Prevê-se o alargamento desta resposta domiciliária que surgiu em 2016, ao concelho de Estremoz.

Além dos resultados em saúde, destaca-se o facto de a ECCI24 ter um custo mais baixo do que o internamento na rede de cuidados continuados integrados. No ano de 2017, apoiou a tempo inteiro 25 doentes do concelho de Évora.

Populares