31.5 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Julho 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: Classificados mais dois monumentos como de interesse público (c/som)

O pórtico do antigo Convento de São Domingos e a Igreja e Convento dos Remédios foram classificados como monumentos de interesse público, pelo Governo. Os edifícios, datados do século XVI e XVII, classificados através de portarias que, assinadas pelo Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, foram publicadas em Diário da República no dia 3 de Setembro.

Segundo Eduardo Luciano, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Évora, em declarações à Rádio Campanário esta classificação “ (…) representa para o Município o reconhecimento da importância deste património “, assim como uma avaliação diferente importante, por parte do Governo, quanto a estes monumentos.

Contudo, o vereador garante que seria ainda melhor se este reconhecimento público “ (….) viesse também com o apoio financeiro, para a manutenção destes monumentos”, uma vez que representa uma grande responsabilidade para a autarquia a preservação deste tipo de edifícios, “ (…) pois as exigências para a sua conservação aumentam”.

Quanto às visitas a estes dois monumentos, o pórtico pode ser apreciado pelos turistas e visitantes, pois encontra-se ao ar livre, já o Convento da Nossa Senhora dos Remédios é a âncora daquilo que tem vindo a ser construído como Museu Municipal polinuclear, encontrando-se também aberto ao público, com várias exposições patentes ao longo do ano. Eduardo Luciano afirmou a esta estação emissora que “(…) estes monumentos já são muito visitados”, portanto o aumento dos mesmos só irá depender de uma melhor e eficaz divulgação destes edifícios.

Situados no centro da cidade de Évora, junto das muralhas, estes dois monumentos representam um enorme valor histórico, patrimonial e arquitetónico para a cidade e para os seus habitantes, mas podem ser vistos também como“(…) portas de entrada para a análise de determinados períodos da nossa história” , afirmou o vereador Eduardo Luciano.

Populares