18.2 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Junho 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

ÉVORA consolida portas abertas à Indústria Aeronáutica no Alentejo!

O Município de Évora esteve representado nas “Jornadas do Setor Aeronáutico e Indústria 4.0 – Desafios e Oportunidades”, que decorreram em Sevilha nos dias 23 e 24 de maio passado.

Tendo como base o Projeto AERIS+: Integração dos Clusters Aeronáuticos de Andaluzia e Alentejo, o encontro realizou-se com o objetivo principal de partilhar experiências sobre as atividades desenvolvidas pelas entidades envolvidas, e consolidar uma dinâmica de cooperação e integração reforçada e permanente ao nível empresarial e institucional, e assim melhorar a competitividade do cluster aeronáutico da região transfronteiriça AndaluziaAlentejo.

Pela Câmara Municipal de Évora, foi apresentada uma exposição sobre a dinâmica de desenvolvimento do Concelho, que passou pela caraterização física e funcional do Parque de Indústria Aeronáutica (PIAE), com referência às empresas instaladas e respetiva ligação ao Aeródromo Municipal, onde a Autarquia tem planeados investimentos a rondar os 9.300.000€.

O Município de Évora assinou ainda com a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional doi Alentejo, um Protocolo de Cooperação para o desenvolvimento do Projeto Aeris Plus, constituindo-se assim Parceiro Estratégico do Projeto. O AERIS é um projeto cofinanciado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha (POCTEP) com a finalidade de aproximar ambas as regiões: a Andaluzia e o Alentejo, que apresentam um forte potencial aeroespacial, através dos seus principais intervenientes no âmbito empresarial e institucional. Liderado pela Câmara de Comércio de Sevilha, o consórcio é formado pelo cluster aeroespacial da Andaluzia, Andalucía Aerospace; o Centro Avançado de Tecnologias Aeroespaciais FADA-CATEC; a Agência IDEA e a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo – ADRAL, as Universidades de Sevilha e de Évora, bem como o Parque Científico e Tecnológico do Alentejo.

Populares