37 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Julho 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: Cromeleque dos Almendres é considerado marco histórico da humanidade por publicação britânica

A cidade de Évora é destaque na secção de viagens do The Independent.

Esta publicação britânica recomenda o Cromeleque dos Almendres, a 15Km do centro da cidade, referindo ser a escolha de muitos visitantes ou naturais para celebrar o solstício de verão.

Como descrevem os britânicos, “Almendres é o maior e dos mais antigos monumentos megalíticos de toda a Península Ibérica”, que começaram por ser “o desenho de uma ellipse mas acabaram na forma de uma ferradura”. O sentimento de quem o visita, é de uma sensação de “estar no meio de uma multidão de amigos de granito, aos empurrões para tentar ver algo mais”.

O Cromeleque dos Almendres recua aos cinco mil anos antes de Cristo e, diz o The Independent, “marca um momento crucial do desenvolvimento humano, onde se deram os primeiros passos da revolução agrícola”, tendo isso permitido a afixação das pessoas em aldeias e vilas. Mas não é tudo.

“O Cromeleque dos Almendres prova a importância da mudança das estações. Está situado numa colina, mas não no topo. Está na encosta oriental assim que enfrenta o sol nascente e está alinhado com a primavera e o equinócio do outono. Quando os dias e as noites têm a mesma duração, o sol nasce ao longo do eixo do monumento”, termina o destaque dos britânicos.

 

Populares